Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
STF

Tarcísio diz que Bolsonaro estava "triste" após derrota, mas que "jamais mencionou" golpe

Governador de São Paulo foi indicado como testemunha de defesa do ex-presidente na ação penal da trama golpista

MoraesMoraes - Foto: reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal ( STF), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) "jamais mencionou qualquer tentativa" de golpe de Estado.

Ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio relatou que o ex-presidente ficou "triste" após a derrota nas eleições presidenciais de 2022.

O depoimento ocorreu na sexta-feira, mas o vídeo só foi liberado nesta terça-feira pelo STF. Tarcísio foi indicado como testemunha de defesa por Bolsonaro na ação penal que analisa se houve uma tentativa de golpe de Estado.

— Nesse período que eu que eu tive presente com o presidente nessa reta final, novembro, dezembro, nas visitas que eu fiz, de várias conversas, jamais tocou nesse assunto, jamais mencionou qualquer tentativa de ruptura. Encontrei o presidente que estava triste, resignado — afirmou o governador de São Paulo.

No depoimento, Tarcísio também saiu em defesa do governo do antigo presidente. Afirmou que a administração do ex-presidente passou por "cinco grandes crises" e mesmo assim foi um governo de "muitas reformas".

— Foi um período de, 19 a 22, de muitas reformas, de enfrentamento de situações difíceis. O governo enfrentou pelo menos cinco graves crises, começando com a tragédia de Brumadinho, passando pela crise do Covid, uma grave crise hídrica, guerra da Ucrânia e todas elas procurando se sair da melhor maneira possível. Um país que terminou com superávit, um país que terminou gerando emprego, crescendo.

A audiência foi conduzida pelo relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, e ocorreu por videoconferência. Tanto Moraes quanto Gonet não fizeram questionamentos a Tarcísio, que respondeu a perguntas feitas pela defesa de Bolsonaro e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Veja também

Newsletter