Política

Teich toma posse como ministro da Saúde e diz que o foco serão as pessoas e a informação

Nelson Teich é apresentado como novo ministro da saúde

Nelson Teich, novo ministro da SaúdeNelson Teich, novo ministro da Saúde - Foto: Reprodução

O oncologista Nelson Teich toma posse, nesta sexta-feira, como novo ministro da Saúde. Teich foi indicado ao cargo na quinta-feira em substituição a Luiz Henrique Mandetta. Em seu pronunciamento, ele ressaltou a preocupação que terá com as pessoas. "Por mais que se fale em saúde e economia, o final é sempre 'gente'. E é isso que vamos fazer. Trazer uma vida melhor para as pessoas", disse.

"Este é o maior desafio da minha vida profissional. Não tenho dúvidas. E é uma honra ter a oportunidade de ajudar as pessoas desse País. Eu vivi por muito tempo a interação médica. As pessoas que você cuida ficam muito próximas de você. E isso moldou meu lado humano. O foco que a gente tem é nas pessoas", disse Teich.

O novo ministro da saúde também ressaltou a importância da informação para o combate ao novo coronavírus. Segundo ele, é preciso trazer tranquilidade para a população. "A pobreza de informação sobre essa doença é algo que temos de enfrentar. A gente percebe a sociedade com medo. Então precisamos, através da informação, trazer tranquilidade para o público", falou.

Pouco antes da posse de Teich, o agora ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta falou sobre as dificuldades enfrentadas, nos últimos meses, no combate ao vírus, e fez questão de agradecer a sua equipe "pelos esforços depositados".

Nelson Teich tem 62 anos, é carioca, e nos anos 1990 fundou o Centro de Oncologia Integrado (Grupo COI), onde atuou até 2018. Segundo o perfil dele em uma rede social, trabalhava como consultor em gestão de saúde.

Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro tentou justificar a substituição dos ministros fazendo uma analogia ao futebol. "Hoje é dia de alegria. Vamos unir agradecimentos e cumprimentos. Nosso ministério é um time e no time alguns jogadores são substituídos. Por vezes por cansaço, por vezes para mudar o placar. Não existe demérito aqui. E todos torcem pelo time chamado Brasil", disse. Por fim, ele agradeceu ao ministro Mandetta. "Obrigado Mandetta. Espero que no final, a história prove que nós dois estamos certos", comentou.

Por fim, Jair Bolsonaro apresentou o novo ministro e fez o alerta: "Cumprimento pela sua coragem. Não é so ser ministro e melhorar a saúde do Brasil, que sabemos que não é de hoje. Mas seu trabalho será 24 horas por dia e sete dias por semana. E eu e o Mandetta torcemos pelo seu sucesso. Porque o seu sucesso vai salvar vidas".

Confira o link ao vivo abaixo:


Veja também

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas
Lula

"Saidinha", crise com Congresso e greves: os principais pontos do café de Lula com jornalistas

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha
Lula

Lula diz que não esqueceu da "cervejinha" nem da "picanha" que prometeu durante campanha

Newsletter