Política

Temer deseja sucesso a António Guterres no comando da ONU

O novo secretário-geral da ONU cumpriu nesta terça-feira (3) em Nova York, nos Estados Unidos, o seu primeiro dia de trabalho

A campanha foi iniciada em 2014, com o objetivo de atender as mulheres do campoA campanha foi iniciada em 2014, com o objetivo de atender as mulheres do campo - Foto: Divulgação

O presidente Michel Temer desejou êxito ao novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres. Por meio do Twitter, Temer comemorou o fato de Guterres ser o primeiro do secretário do “mundo lusófono” a assumir o cargo e elogiou os atributos de o ex-primeiro-ministro português para a nova função.

“António Guterres dedicou-se por anos à solução de conflitos e ao apoio aos refugiados. Que sua capacidade de liderança e de diálogo o inspire à frente da ONU”, escreveu. Também na rede social, o presidente desejou sucesso à embaixadora brasileira Maria Luiza Viotti, que foi nomeada chefe de gabinete do secretário-geral. Ela atuava antes no Itamaraty como subsecretária para Ásia e Pacífico.

O nome de Viotti foi anunciado no último dia 15 de dezembro por Guterres, junto com outras duas mulheres que vão ocupar o alto escalão de seu gabinete. Amina Mohammed será vice-secretária-geral da entidade e Kyung-wha Kang, conselheira especial sobre Política.

O novo secretário-geral da ONU cumpriu nesta terça-feira (3) em Nova York, nos Estados Unidos, o seu primeiro dia de trabalho. Ele dirigiu-se aos funcionários da organização pedindo que ela esteja pronta para responder às ansiedades do mundo.

O novo ocupante do cargo mais alto das Nações Unidas afirmou-se emocionado ao ter o privilégio de poder chamar “colegas” aos funcionários da organização após o ano sabático que acaba de viver. Ele lembrou os múltiplos desafios que se colocam ao mundo tendo mencionado o aumento das desigualdades e os focos de conflito persistentes, com a ONU a ser o pilar do multilateralismo e os funcionários da mesma os “pilares da organização”. Guterres quer que a entidade esteja pronta a responder às ansiedades dos habitantes do planeta.

*Com informações da Rádio França Internacional

Veja também

PL veta apoio de bolsonaristas a candidatos de outros partidos e proíbe manifestações em redes
Política

PL veta apoio de bolsonaristas a candidatos de outros partidos e proíbe manifestações em redes

Deputado do PT apresenta projeto que retira gastos com mudanças climáticas da meta fiscal
Política

Deputado do PT apresenta projeto que retira gastos com mudanças climáticas da meta fiscal

Newsletter