Temer diz que TSE decidiu de modo 'independente' após amplo debate

Corte Eleitoral absolveu nesta sexta (9) o presidente no processo de cassação da chapa formada por ele e Dilma nas eleições de 2014.

Presidente Michel TemerPresidente Michel Temer - Foto: Reprodução|Internet

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (9) que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se manifestou de "modo independente" em julgamento que o manteve à frente do Palácio do Planalto. Em nota oficial, o peemedebista ressaltou que prevaleceu a justiça de maneira "plena" e "absoluta" e afirmou que o resultado é um sinal de que as instituições brasileiras continuam a "garantir o bom funcionamento da democracia brasileira".

"Houve amplo debate e prevaleceu a justiça de forma plena e absoluta. O Poder Judiciário se manifestou de modo independente", disse. O presidente ressaltou que que seguirá atuando em parceria com o Congresso Nacional para que o país "retorne ao caminho do desenvolvimento e do crescimento".

A Corte Eleitoral absolveu nesta sexta-feira (9) o presidente no processo de cassação da chapa formada por ele e Dilma Rousseff nas eleições de 2014. O placar foi de 4 votos a 3 contra a cassação no processo aberto a pedido do PSDB, derrotado na disputa presidencial de 2014. Com o resultado do julgamento, o presidente se mantém no cargo. O PSDB e o Ministério Público Eleitoral têm até três dias para recorrer do resultado.

A expectativa de absolvição foi sendo construída desde a semana passada. Aliado de primeira ordem do presidente, o ministro Gilmar Mendes era considerado pelo governo peça-chave no julgamento por conta da articulação que tem diante dos outros ministros. Para o Palácio do Planalto, mesmo com a crise política que acometeu Temer após a divulgação dos detalhes da delação da JBS, a temperatura no TSE era "favorável".

Apesar do longo voto do relator Herman Benjamin, que apresentou dados e o que chamou de uma "lógica de raciocínio" para provar que houve abuso de poder político e econômico da chapa, a maioria pela absolvição já estava clara desde quinta-feira (8).

Veja também

Criticado por postura na pandemia, Bolsonaro faz passeio de motocicleta em Brasília
Planalto

Criticado por postura na pandemia, Bolsonaro faz passeio de motocicleta em Brasília

Após esquerda, grupos à direita promovem carreatas contra Bolsonaro
Impeachment

Após esquerda, grupos à direita promovem carreatas contra Bolsonaro