Política

Temer vai aguardar nome de relator da Lava Jato para indicar substituto de Teori

Presidente do STF, Cármen Lúcia, pode decidir se processos da Lava Jato ficarão com o substituto de Teori ou se serão distribuídos para outros ministros

Michel Temer no velório de Teori ZavasckiMichel Temer no velório de Teori Zavascki - Foto: Jefferson Bernardes/AFP

O presidente da República, Michel Temer, disse que vai aguardar que o Supremo Tribunal Federal (STF) indique um novo relator para os processos da Operação Lava Jato para só então escolher um nome para substituir Teori Zavascki na Corte. "Só depois que houver a indicação do relator", disse Temer ao ser questionado por jornalistas sobre a nomeação do novo ministro. Teori morreu na última quinta-feira (19) em um acidente aéreo em Paraty (RJ).

O regimento do Supremo prevê que a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, pode decidir se os processos da Operação Lava Jato - que eram relatados por Teori - serão distribuídos para outro integrantes do STF ou se serão herdados pelo novo ministro, que deverá ser nomeado pelo presidente Michel Temer. Para chegar à Corte, o substituto deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa.

Velório

Temer chegou ao velório de Teori, em Porto Alegre, tecendo elogios ao magistrado. “É um homem de bem. O que o Brasil precisa cada vez mais é de homens com a competência pessoal moral e profissional do ministro Teori. Que Deus conserve na memória dos brasileiros como um exemplo a ser seguido”, disse.

O corpo do ministro Teori Zavascki é velado desde a manhã de hoje no prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

Veja também

Atriz pornô de MT obtém liminar na Justiça e PT terá de filiá-la ao partido
Decisão judicial

Atriz pornô de MT obtém liminar na Justiça e PT terá de filiá-la ao partido

Deputado Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara
Câmara dos Deputados

Deputado Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara