Temer viaja com Sarney e Gilmar Mendes para velório de Mário Soares

Antes do embarque, o presidente cumpriu agenda no interior do Rio Grande do Sul e ficou em Brasília por algumas horas

O presidente da Frente, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), participou do evento e reforçou a necessidade da recomposição do orçamento do SUASO presidente da Frente, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), participou do evento e reforçou a necessidade da recomposição do orçamento do SUAS - Foto: Dinho Souto

O presidente Michel Temer já está a caminho de Lisboa para participar das cerimônias fúnebres do ex-presidente português Mário Soares. Temer viajou acompanhado do ex-presidente da República José Sarney, do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do subsecretário-geral do ministério das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães.

Presidente de Portugal entre 1986 e 1996, Mário Soares também foi primeiro-ministro do país (1976-1978 e de 1983-1985). Ele morreu na tarde de sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internado desde o dia 13 de dezembro. O governo de Portugal decretou luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira (9).

No Mosteiro dos Jerônimos, onde ocorre o velório aberto ao público, Temer participa amanhã (10) das últimas homenagens a Soares, às 13h (horário local). Em seguida, o corpo do político português segue para o Cemitério dos Prazeres, também na capital portuguesa, para o funeral.

Antes do embarque, o presidente cumpriu agenda no interior do Rio Grande do Sul e ficou em Brasília por algumas horas.

Leia mais:
Temer embarca para Portugal e Rodrigo Maia assume a presidência da República
Portugal, de luto, se despede do 'pai da democracia'

Biografia

Mário Soares é considerado por muitos um dos grandes nomes da democracia em Portugal. Foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura de Salazar, foi preso e exilou-se em Paris. Voltou ao país após a Revolução dos Cravos, movimento que derrubou a ditadura.

Conduziu Portugal no processo de adesão à União Europeia, entre outros feitos. De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da República.

Em 2013, o ex-presidente Mário Soares concedeu uma entrevista exclusiva à Agência Brasil. Leia aqui a entrevista.

Veja também

Carreata no Recife pede impeachment de Bolsonaro e vacinação para todos
BLOG DA FOLHA

Carreata no Recife pede impeachment de Bolsonaro e vacinação para todos

Ex-assessora de Baleia Rossi é investigada por suspeita de caixa dois no interior de SP
DIRETÓRIO ESTADUAL

Ex-assessora de Baleia Rossi é investigada por suspeita de caixa dois no interior de SP