Política

Terceira via quer fazer pesquisa sobre Tebet e Doria para definir candidato único

Proposta foi apresentada pelo presidente do MDB, Baleia Rossi, em reunião com PSDB e Cidadania nesta quarta-feira

João Doria, pré-candidato do PSDB e Simone Tebet, pré-candidata do MDBJoão Doria, pré-candidato do PSDB e Simone Tebet, pré-candidata do MDB - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os presidentes do MDB, PSDB e Cidadania se reuniram nesta quarta-feira (11) para acertar os critérios que definirão o candidato único da chamada terceira via. No encontro, ficou definido que o nome para disputar o Palácio do Planalto será escolhido após uma pesquisa com eleitores. O objetivo é descobrir quem tem mais viabilidade nas urnas: a senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB, ou o ex-governador de São Paulo João Doria, pré-candidato pelo PSDB.

O União Brasil, que propôs a candidatura única, deixou o grupo da terceira via e lançou o presidente da sigla, deputado Luciano Bivar (União-PE), como pré-candidato à Presidência.

Inicialmente, a data prevista pelos partidos para o anúncio do candidato da terceira é o dia 18 de maio. Entretanto, o dia pode ser alterado para aguardar os resultados da pesquisa qualitativa, que deve fazer perguntas específicas sobre Tebet e Doria.

A proposta da sondagem com eleitores foi apresentada pelo presidente do MDB, Baleia Rossi, ao presidente do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire, que participou de vídeo conferência. A reunião na manhã desta quarta-feira ocorreu na sede do PSDB em Brasília e teve a presença do vice-presidente da sigla, deputado Daniel Coelho (PSDB-PE).

"A proposta foi do MDB e concordamos. Vamos fazer uma pesquisa com algumas perguntas importantes, uma pesquisa qualitativa com os dois candidatos e fazer uma análise da opinião pública para definir o candidato", disse o presidente do Cidadania, Roberto Freire.

Segundo informou o MDB, os termos propostos foram acolhidos por PSDB e Cidadania que levarão para discussão dentro das legendas e com os pré-candidatos.

 

Veja também

Witzel pediu vaga no STF para resolver "rachadinha" de Flávio, diz Bolsonaro
Bolsonaro

Witzel pediu vaga no STF para resolver "rachadinha" de Flávio, diz Bolsonaro

"O maior culpado na Furna da Onça é o Flávio", reclamou Bolsonaro
Bolsonaro

"O maior culpado na Furna da Onça é o Flávio", reclamou Bolsonaro

Newsletter