Política

Tiro ao alvo com suposta imagem de Lula polemiza nas redes sociais

Foto tirada em loja dentro de shopping no Recife foi postada, nesta segunda-feira (11), por jornalista

Foto postada pelo jornalistaFoto postada pelo jornalista - Foto: Reprodução/ Facebook

Em julho deste ano, a Sniper, empresa especializada em airsoft, esporte que simula situações policiais ou militares com muita adrenalina, inaugurou uma operação no Shopping Tacaruna, no Recife. No local, crianças, adultos e cadeirantes podem participar em várias modalidades como tiro ao alvo. Nesta segunda-feira (11), internautas dividiram opinião nas redes sociais após um jornalista postar a foto de um dos alvos: um homem com roupa listrada, estampando os números 13 e 171, e sacolas de dinheiro.

O jornalista Sérgio Dionízio postou a imagem com a seguinte legenda: "Shopping Tacaruna apoia o crime? Não é esporte. Não é liberdade de expressão. Nem é só canalhice. É crime. O Shopping Tacaruna aceita uma loja que incentiva as pessoas a matarem o maior líder popular do país. Como pode achar ruim se o pessoal da periferia for fazer um 'rolezinho' mais 'quente'?". As reações foram variadas.



Leia também:
Internautas compartilham imagens do Irma [Veja fotos]
Internautas antirracismo expõem na internet defensores da supremacia branca
Usain Bolt desabafa contra críticos nas redes sociais
Procuradores defendem Lava Jato nas redes sociais

Uns internautas comentaram que a Sniper incitava à violência, que seria uma “escola de pontaria para bandido”. Outros defenderam que o airsoft é um esporte regulado por lei. Algumas pessoas observaram a questão política da foto. O número 13 representa a sigla do Partido dos Trabalhadores (PT) nas urnas. O número 171 está relacionado ao artigo do Código Penal que classifica o crime de estelionato. Alguns escreverem que o presidente Michel Temer ou o deputado Jair Bolsonaro deveriam ser os alvos. Outros rebateram afirmando não concordar com o uso da imagem de nenhum político.

A vereadora Marília Arraes (PT), líder da bancada de oposição na Câmara dos Vereadores, repostou a foto do jornalista. Em um trecho do seu texto, ela diz: "não estamos falando de um desenho despretensioso ou uma gravura hipotética, e sim de uma caricatura que tem claramente as feições de um dos maiores e mais importantes líderes políticos do País! Trata-se de um dos maiores flagrantes de incitação ao ódio e à intolerância que vimos nos últimos tempos e acende um alerta gravíssimo.”

A vereadora afirmou que vai procurar a direção do shopping e que vai ingressar com uma representação junto às autoridades responsáveis para denunciar o que considera um "flagrante absurdo contra a democracia e os direitos humanos". Procurado pelo portal FolhaPE, o Shopping Tacaruna disse que “não interfere na gestão das lojas”.

Também procurada pela reportagem, a Sniper explicou que o airsoft apareceu no Japão em meados da década de 1970, é bastante difundido ao redor do mundo e que, no Brasil, é um esporte regulamento através da portaria n° 002-colog, de 26 de fevereiro de 2010, e do decreto Nº 3.665, de 20 de novembro de 2000.

“A nossa intenção em momento nenhum foi denegrir a imagem de alguém em específico e sim difundir o esporte como uma forma de brincadeira e entretenimento utilizando alvos temáticos como do Coringa, DeadPool, Minions, Zumbis, entre outros para o público em geral. Quanto à apologia do comentário ao rolezinho preferimos não nos posicionar. A Sniper é PAZ e AMOR”.

Veja também

Caso Marielle: um mês após prisão, supostos mandantes seguem em presídios e optam por isolamento
MARIELLE FRANCO

Caso Marielle: um mês após prisão, supostos mandantes seguem em presídios e optam por isolamento

Lira diz que chamar Padilha de 'desafeto pessoal' foi erro, mas mantém críticas à articulação
Brasil

Lira diz que chamar Padilha de 'desafeto pessoal' foi erro, mas mantém críticas à articulação

Newsletter