Política

Tivemos uma avant-première do que serão fake news nas eleições, diz Raul Jungmann

"Tivemos uma avant-première do que serão as fake news nas eleições. Tivemos uma quantidade impressionante, quase infinita de notícias falsas publicadas nas redes sociais. Temos que nos precaver", disse o ministro da Segurança Pública

Raul JungmannRaul Jungmann - Foto: Anderson Stevens / Folha de Pernambuco

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse nesta quarta-feira (30) que a crise provocada pela mobilização de caminhoneiros serviu como mostra do que será que lidar com notícias falsas durante as eleições de outubro.

Leia também
“Fake news” não é invenção do revolucionário século XXI
Facebook anuncia programa contra 'fake news' no ano eleitoral


"Tivemos uma avant-première do que serão as fake news nas eleições. Tivemos uma quantidade impressionante, quase infinita de notícias falsas publicadas nas redes sociais. Temos que nos precaver", disse Jungmann.

O ministro também disse que será preciso aprender a conviver com o que chamou de "sindicalismo de rede", o surgimento lideranças pulverizadas, a partir das redes sociais, enquanto o governo negociava com o sindicalismo tradicional. "O movimento se propagou de maneira impressionante pelo país movido pelas redes sociais", afirmou Jungmann.

O ministro disse ainda que não é possível traçar um perfil daqueles que o governo tem chamado de infiltrados. Ele disse haver milícia, transportadores, distribuidores e sindicalistas. Segundo Jungmann além de Cade, Ministério Público e Polícia Federal, auditores do Ministério do Trabalho também estão investigando a prática de locaute, ou seja, a participação de empresas no movimento de paralisação, o que é proibido.

Veja também

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília
Visita Macron

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela
Crítica

"É grave que ela não possa ter sido registrada", diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela

Newsletter