Tom do PSB com o PT é outro após soltura de Lula

Siqueira verbaliza o que já ganhava eco nas coxias

Carlos Siqueira e LulaCarlos Siqueira e Lula - Foto: divulgação

Em Pernambuco, estado hegemônico no PSB, a impaciência de socialistas com os petistas já vinha soando mais nítida há algumas semanas. Os sinais ficaram mais intensos depois da passagem do ex-presidente Lula pelo Estado, marcada por gestos dirigidos aos prefeituráveis João Campos e Marília Arraes. Os socialistas, ali, já pareciam cientes de que o projeto majoritário do PT no Recife estaria sacramentado. Em meio a essa conjuntura, o próprio João Campos defendera o seguinte: "O PT tem que fazer avaliação interna do que eles querem. O PSB sabe o que quer". Deu eco ao que correligionários já pontuavam nos bastidores: "O que o PT vai fazer é problema deles". Após a Conferência Nacional da Autorreforma do PSB, na semana passada, aliados começaram a detectar que o tom na legenda mudou "depois que o ex-presidente Lula deixou a prisão". "Eles perceberam a consolidação da candidatura de Marília e o tom radical de Lula que, no lugar de ampliar, está estreitando o tamanho dele junto à população", analisou um governista.

Na esteira desse movimento, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em entrevista a O Globo, definiu como "estranha” a declaração de Lula “após sair da prisão". Então, avisou: "Não vamos aderir a quem não quer apoiar ninguém, com todo o respeito ao PT". Siqueira disse ainda que "entre PT e Brasil, o PT sempre escolhe a si mesmo". Argumentou ainda que "faltou grandeza ao PT". Naturalmente, a posição de Siqueira não está desalinhada da cúpula do partido, que tem como vice-presidente Paulo Câmara e como secretário nacional o prefeito Geraldo Julio.


 

 

Junto e misturado

 

Já faz um tempo que os deputados federais Felipe Carreras e Daniel Coelho, embora militando em campos opostos, vêm esbarrando numa convergência de votos. Leia-se: os dois costumam votar de forma coincidente em matérias diversas. Muitas vezes, a coincidência se dá em pautas liberais. Ontem, eles formalizaram a apresentação de emendas complementares relativas ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).
A parte... > Líder do Cidadania, Daniel Coelho propôs uma emenda, cujo objetivo é impedir a cobrança do imposto recolhido pelo Ecad em festividades como casamento, bodas, aniversários e outros eventos familiares, assim como em cerimônias religiosas e fúnebres.
...que falta > Felipe Carreras, por sua vez, propôs delimitar a forma da cobrança e sua divulgação, visando a maior transparência e eficiência. Em outras causas, Carreras, Daniel e, por vezes, Pastor Eurico, têm votado em sintonia. Na semana passada, os dois e Raul Henry votaram contra o aumento do fundo eleitoral. Ambos têm o nome ventilado para concorrer à Prefeitura do Recife mas, para Carreras, dada a conjuntura no PSB, o plano parece mais distante.
Franco e... > O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco terá, no Recife, um bate-papo, na próxima segunda, sobre as “Perspectivas Econômicas para o Brasil de 2020”, com o jornalista Gerson Camarotti durante o 3º Encontro Unimed Recife.
...Camarotti > Será no Teatro RioMar às 18h30. A conversa se dará em torno da conjuntura nacional, abordando recuperação econômica, previdência e a necessidade de novas reformas.
Gratuidade e... > O secretário de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes, garantiu que o governo vai regulamentar a gratuidade do transporte intermunicipal para a pessoa com deficiência.
...mobilidade > Além de programas como o PE Conduz e Olhar para as Diferenças, o segmento terá acento preferencial no transporte de todas as regiões. Sileno falou da providência, ontem, durante a Conferência da Pessoa com Deficiência.

 

Veja também

Cidadania recorre de decisão que barrou processo de expulsão de deputado que apalpou colega
Assédio

Cidadania recorre de decisão que barrou processo de expulsão de deputado que apalpou colega

CUT Pernambuco realiza carreata contra Bolsonaro, no sábado (23)
Impeachment

CUT Pernambuco realiza carreata contra Bolsonaro, no sábado (23)