Um ano após gafe, Temer faz discurso rápido no Dia da Mulher

No ano passado, o presidente disse que as mulheres participam na economia ao indicar os "desajustes de preços em supermercados"

Temer no Dia da MulherTemer no Dia da Mulher - Foto: Antônio Cruz/ABr

No ano seguinte ao ter cometido uma sequência de gafes relacionadas ao tema, o presidente Michel Temer optou por um discurso rápido nesta quinta-feira (5) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Em saudação de cerca de dois minutos, ele disse que apoia o movimento pela equiparação salarial entre homens e mulheres e lembrou que ambos são iguais em direitos e deveres, como prevê a Constituição Federal. "O movimento deveria empunhar essa bandeira: invocando o texto constitucional e dizendo que tem o apoio do presidente. Essa é uma mobilização muito boa para as mulheres do Brasil", disse.

No ano passado, em evento com a mesma temática, o presidente fez um discurso longo, no qual afirmou que tem "convicção do quanto a mulher faz pela casa" e disse que a formação dos filhos é de responsabilidade da mãe. As declarações, que incluíram ainda a afirmação de que as mulheres participam na economia ao indicar os "desajustes de preços em supermercados", foram criticadas por movimentos sociais.

Leia também:
Temer defende igualdade entre homens e mulheres prevista na Constituição
Em vídeo, Temer reverencia 'donas de casa' e 'senhoras de um lar'


Para este ano, foi feita uma cerimônia pequena, não incluída previamente na agenda presidencial e informada às pressas para os veículos de imprensa. Presente no evento, a primeira-dama Marcela Temer também fez um discurso rápido. Ela destacou o papel das servidoras públicas e agradeceu a atuação delas.

Com a demissão no mês passado da ministra Luislinda Valois, dos Direitos Humanos, restou apenas uma mulher no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios: a ministra-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça. Desde a gafe do ano passado, Temer tem feito questão de defender, sempre que possível, a defesa da igualdade de direitos nas redes sociais e em discursos oficiais.

Veja também

Candidatos a prefeito do Recife sobem o tom no guia eleitoral de rádio e televisão
Eleições 2020

Candidatos a prefeito do Recife sobem o tom no guia eleitoral

Confira as agendas de campanha dos candidatos a prefeito do Recife deste fim de semana
Eleições 2020

Confira as agendas de campanha dos candidatos a prefeito do Recife deste fim de semana