Política

Yves já tem data de filiação: 28 de novembro

Ex-prefeito avisa que esse é o último mandato que disputará

Yves RibeiroYves Ribeiro - Foto: Rogério França

Ele já completou 26 anos exercendo mandatos de prefeito de três cidades: Igarassu, Itapissuma e Paulista. Agora, pretende voltar a comandar o executivo municipal para fechar essa conta em 30 anos. O primeiro passo ele deu na última segunda-feira: transferiu o título de eleitor para Paulista. O segundo é deixar o atual partido, o PSB. Aos 71 anos, Yves Ribeiro registra que integra as hostes socialistas há quase 40 anos, que foi candidato a deputado estadual, a pedido de Eduardo Campos, para ajudar a eleição de Paulo Câmara. "Só fui por isso, para ampliar trabalho dele no Litoral Norte de Pernambuco", recorda. Prestes a trocar de legenda, teve conversas com o presidente estadual do partido, Sileno Guedes, com o chefe de gabinete do governador, Milton Coelho, e com o secretário Aluisio Lessa. Segundo Yves, Sileno disse a ele que "o MDB poderia ser (uma alternativa), porque era partido aliado". Mas pondera: "Também não vejo muito ganho nisso, porque o próprio Júnior Matuto foi candidato a presidente contra Sileno Guedes e o governador, na época, em Brasília, disse que ele era candidato contra o governador". Emenda que Júnior Matuto "não votou na chapa completa" em 2018. E adiciona: "Ele votou em Mendoncinha, eu votei na chapa do partido".

Yves contabiliza os convites que recebeu: de André de Paula (PSD), de Luciana Santos (PCdoB), de Jarbas Vasconcelos e de Raul Henry (MDB). Anota ainda que, no último domingo, recebeu ligação do senador Fernando Bezerra Coelho, solicitando uma conversa com ele. Foi, então, à residência de FBC. Recorda que iniciou a vida política no MDB. "Disse, até brincando, a Raul Henry: 'Ninguém se perde no caminho da volta''". Com uma eleição de 2º turno à vista em Paulista, a hipótese de Yves Ribeiro ser candidato da base não está descartada. Mas não há um acordo ainda no Palácio das Princesas sobre isso. Se não crava o partido para o qual atravessará, Yves já bateu o martelo na data da filiação: será em 28 de novembro. Até lá, pode alinhar os planos com o PSB. Ou não. De antemão, ele avisa que esse é o último mandato que vai disputar.

 

Na linha com Ramos
O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, telefonou, na última segunda-feira, para o governador Paulo Câmara. Avisou que estava vindo ao Estado, confirmando a agenda que terá amanhã, em Pernambuco, como a coluna antecipou. O governador seguia para Brasília quando atendeu a ligação.
Tentativas > O ministro já havia pedido esse encontro com o governador antes, mas Paulo Câmara, em função das viagens recentes, não teve como compatibilizar a agenda. A pessoas próximas, Paulo Câmara definiu o ministro como "muito cordato" e vai à mesa com ele no Palácio das Princesas amanhã, às 17h.
Ministros na fila > Sérgio Moro também combinou com Paulo Câmara uma agenda, em Pernambuco, do programa Em Frente, Brasil. Acertaram, primeiro, para o dia 17, mas a data, agora, é dia 21.
Empatia > O deputado federal Silvio Costa Filho tem atuado junto ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, para destravar obras relevantes para o Estado. A dragagem do Porto do Recife é um exemplo. "Ele está ajudando", pontua Schwambach, que esteve com Silvio Costa Filho no Ministério da Infraestrutura há mais de um mês.
Alternativo > O secretário de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes, apresentou uma minuta da proposta de regulamentação do transporte alternativo ao Legislativo. Nos próximos 180 dias, os motoristas deverão se adequar às regras para a circulação no Estado, garantindo a permissão do transporte, que passa a ser proibido no dia 09 de outubro, após deliberação do presidente Jair Bolsonaro. 

Veja também

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"
GOVERNO LULA

Lula nega que governo tenha problemas com Congresso: "Situações normais da política"

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo
BLOG DA FOLHA

Fim das faixas salariais reinicia tramitação após aprovação de relatório da deputada Gleide Ângelo

Newsletter