CANAL SAÚDE

Abril Marrom : Mês de conscientização contra a Cegueira

Até 80% das pessoas que ficam cegas, no mundo, a situação poderia ser evitada, segundo a Organização Mundial da Saúde

Foto: freepik.com

Abril é o mês da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira. Simbolizada pelo laço na cor marrom, seu objetivo é conscientizar a população e reduzir a incidência dos principais problemas de visão. A cegueira pode ser reversível ou irreversível.

As condições que mais tiram a visão dos brasileiros são a catarata, o glaucoma, alterações no tamanho do olho, entre outras doenças, que podem ser evitadas ou tratadas, se identificadas no início. A causa mais comum da cegueira em todo o mundo é uma complicação provocada pela diabetes: a chamada retinopatia diabética, que pode ser tratada.

Um estudo internacional com participação da Universidade de São Paulo mostra que, em 2050, o mundo vai ter mais de 60 milhões de pessoas cegas e quase 500 milhões com deficiência visual moderada a severa. E é por isso, também, que especialistas recomendam a visita a um oftalmologista desde a infância, e em todas as fases da vida, para acompanhar a saúde dos olhos. A partir dos 40 anos, o ideal é ir uma vez por ano. E para falar mais sobre o assunto, Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde com o Oftalmologista da Fundação Altino Ventura, Vladmir Goldstein que explicou sobre causas de cegueira reversíveis.

 

Médico Oftalmologista, Vladmir Goldstein. Foto: Divulgação

 

“A catarata, por exemplo, é a principal causa de cegueira reversível do mundo. E a catarata nada mais é do que quando o nosso cristalino que é nossa lente natural do olho, ela vai perdendo a transparência, a catarata como todos nós conhecemos começa a aparecer ali a partir dos 50 55, 60 anos que é quando vai começar a acontecer essa opacidade do cristalino. Apesar de termos outros fatores que podem levar a uma catarata precoce, algumas cataratas já estão presentes mesmo no nascimento, então daí vem a importância de um acompanhamento oftalmológico desde a infância, e de o bebê realizar o teste de olhinho preferencialmente ainda na maternidade. E a catarata senil o paciente vai notando que a visão vai piorando ao longo do tempo, não é uma piora repentina ou piora gradual. Existe cirurgia para isso, não existe nenhum tratamento com colírios ou remédios, o tratamento para catarata que é a maior causa de cegueira reversível no mundo é a cirurgia, que é uma cirurgia que hoje em dia cada vez mais cresce e é segura.”
 

O especialista completa falando das cegueiras irreversíveis

 

“Se tratando das causas de cegueira irreversível, temos como um exemplo a principal causa da cegueira do mundo irreversível que é o glaucoma. O glaucoma também pode estar presente desde o nascimento que é o glaucoma congênito, mas via de regra é uma doença silenciosa, por isso a importância da prevenção e da detecção precoce da doença. O glaucoma nada mais é do que a degeneração do nervo ótico, então é como se o paciente tivesse a estrutura ocular preservada, mas a comunicação entre o olho e o cérebro ela está prejudicada, então não é uma doença que o paciente vai conseguir notar a perda visual a menos que ela já esteja no estágio avançado, e é uma perda é irreversível, então nós temos que tratar antes que o paciente sinta isso, então o diagnóstico precoce é. O tratamento é bastante variado, podemos usar desde colírios, até cirurgias.”
 


Ficou interessado? Ouça o podcast completo acessando o link abaixo.
 
https://open.spotify.com/episode/73Py8PKjYIIkP4oht3bSF1?si=h1jCwhbuTnGWKGgEJvhyEw&nd=1&dlsi=01c39331e3444b12

Veja também

Fundação Altino Ventura amplia atendimentos e firma parceria para inclusão profissional
SAÚDE

Fundação Altino Ventura amplia atendimentos e firma parceria para inclusão profissional

Sesc Caruaru recebe "Quatro Luas", inspirado no universo de Frederico García Lorca
PALCO GIRATÓRIO

Sesc Caruaru recebe "Quatro Luas", inspirado no universo de Frederico García Lorca

Newsletter