CANAL SAÚDE

Artrite em adolescentes: doença autoimune pode se manifestar em diversas fases da vida; ouça

A ortopedista Oscalina Márcia falou sobre o assunto no Canal Sáude desta quarta-feira (17)

Foto: Divulgação

Artrite é um processo inflamatório que pode aparecer em qualquer articulação, causando calor e aumento do volume na região. Existem várias causas para a doença, desde a traumática até uma virose ou uma infecção. Para falar sobre o assunto, o âncora Jota Batista conversou com a médica ortopedista Oscalina Márcia, no programa Canal Saúde desta quarta-feira (17), na Rádio Folha 96,7 FM.

De acordo com Oscalina, artrite em adolescentes pode vir acompanhada de outros problemas de saúde.

Quando acontece na adolescência, dos 16 aos 18 anos, pensamos logo na artrite reumatóide juvenil, que se mostra com dores articulares principalmente em quatro articulações: joelho, punho mão e tornozelo. Ela pode vir associada com alterações sistêmicas como problema pulmonar ou cardíaco”

Segundo a ortopedista, quando a causa da artrite é desconhecida, provavelmente se deve a fatores genéticos.

Quando você tem artrite e desconhece a causa, tem que perceber que a genética é soberana. Deve-se fazer um estudo de familiares mais próximos, principalmente de primeiro grau, como mãe e pai, porque a artrite genética mais frequente que observamos é artrite reumatóide e artrite reumatóide juvenil”

A médica pontuou, ainda, que levar uma vida mais saudável ajuda muito às pessoas que têm artrite.

“Muda muito a vida de uma pessoa portadora de artrite, qualquer que seja o tipo, uma boa alimentação e atividade física. Não comer tanta açúcar e farinha, ter uma dieta rica em fibras e se exercitar regularmente”, concluiu a ortopedista Oscalina Márcia. 

Você escuta a entrevista na íntegra clicando no player abaixo, ou no seu agregador de podcast preferido: deezer, spotify e soundcloud.
 

 

Veja também

Lar mantido pela Fundação Terra faz campanha  por doações do Imposto de Renda
SOLIDARIEDADE

Lar mantido pela Fundação Terra faz campanha por doações do Imposto de Renda

Sessão solene na Alepe marcará os 6 anos do Conselho dos Técnicos Industriais
SOLENIDADE

Sessão solene na Alepe marcará os 6 anos do Conselho dos Técnicos Industriais

Newsletter