A-A+

RESGATANDO A CIDADANIA

Atletas paralímpicos no Resgatando a Cidadania

Raimundo Nonato e Ana Cláudia conversam sobre a inclusão no esporte

Raimundo Nonato e Ana CláudiaRaimundo Nonato e Ana Cláudia - Foto: Divulgação

Você deve ter escutado muito, nos últimos trinta dias, sobre esportes para pessoas com deficiência, por conta da Paraolimpíada de Tóquio. Mas, e no resto do ano você acompanha ou sabe de alguma cobertura de campeonatos específicos dessa parcela da sociedade?  

Com o objetivo de dar visibilidade para o assunto, o programa da Rádio Folha 96,7 FM, Resgatando a Cidadania,  iniciou uma série de entrevistas com atletas paraolímpicos. Os primeiros convidados que participaram do bate-papo neste sábado (11),  foram o artilheiro da Seleção Brasileira de Futebol para Cegos, o pernambucano Raimundo Nonato, Penta Campeão nas Paraolimpíadas de Tóquio, e Ana Cláudia, atleta paralímpica de Salto em Distância. Ela foi a única mulher representando Pernambuco na competição japonesa.  

Durante a conversa, a atleta falou sobre a experiência de participar da paraolimpíada e de outros campeonatos, reforçando as alegrias e dificuldades do processo, “Eu tive bastante dificuldade no início, para me manter. Passagem aérea, com alimentação, hospedagem, mas graças a Deus tive incentivo do Governo do Estado de Pernambuco”, agradeceu Ana Cláudia. Ela  reforçou ainda que fora do Brasil o esporte é mais valorizado e que os outros países respeitam muito a garra do brasileiro pela falta de estrutura e grande determinação.   

Já o Raimundo Nonato, enalteceu os treinadores e explicou o mecanismo de futebol para cegos onde apenas o goleiro é o que possui visão, ” O futebol para Cegos é jogado em uma quadra adequada e a bola tem um sino interno para fazer barulho e a gente poder dominar a partida”  

O programa Resgatando a Cidadania acontece todo sábado do meio dia às 13h30 na Rádio Folha 96,7, com apresentação do radialista cego Domingos Sávio.  Mas você pode também, acompanhar as entrevistas pelo podcast Inclusão e Acessibilidade que está disponível no spotify, deezer e soundcloud. 

 

Veja também

Expressões populares carregadas de preconceitos é tema do Resgatando a Cidadania
Resgatando a Cidadania

Expressões populares carregadas de preconceitos é tema do Resgatando a Cidadania

Neurologista Renata Andrade confirma que existe prevenção para o Alzheimer
FOLHA NOTÍCIAS

Neurologista Renata Andrade confirma que existe prevenção para o Alzheimer