DOM HÉLDER

Câmara do Recife celebra 60 anos do Arcebispado de Dom Helder Camara

Reunião Solene ocorre nesta segunda (22), às 18h, na Câmara Municipal do Recife. A proposta é de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdB)

Dom Hélder CâmaraDom Hélder Câmara - Foto: Acervo IDHeC

Nesta segunda (22), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) realizará uma Reunião Solene em homenagem aos 60 anos do Arcebispado de Dom Helder Camara na Arquidiocese de Recife e Olinda e os 40 anos do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC). O evento começa às 18h, no Plenário da Câmara do Recife. O objetivo é celebrar o  legado do Dom que é referência na luta pelos Direitos Humanos e o trabalho social fundamental do IDHeC para a nossa cidade.

“Dom Helder é uma referência para todas as pessoas que acreditam no bem viver, na construção de um mundo melhor. E o IDHeC, do qual sou sócia, é um dos responsáveis por salvaguardar o legado do Dom. O instituto também desenvolve ações de suma importância para a juventude recifense através da cultura e assistência social. Merecem todas as nossas homenagens”, comentou Cida Pedrosa. 

Recentemente, o mandato da vereadora aprovou, na Câmara, um projeto de lei que torna o IDHeC Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O documento aguarda a sanção do prefeito João Campos. Reconhecido por seu trabalho social, o Instituto também conta com a Casa de Frei Francisco, fundada em 1984, que acolhe crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, moradores das comunidades dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra que estão em situação de vulnerabilidade social. O espaço conta com o programa Jovem Aprendiz que insere jovens no mercado de trabalho, além de estimular o desenvolvimento através da arte. 

Cida Pedrosa também é autora do PLO nº 235/23, que institui o dia 27 de agosto como “Dia Municipal dos Direitos Humanos Dom Helder Camara” no calendário oficial de eventos do município do Recife. O projeto já teve parecer favorável nas comissões e deve ir para votação em plenário ainda neste semestre.

Estarão presentes na solenidade o atual arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente nacional da CNBB, dom Paulo Jackson; o padre Fábio Potiguar, capelão da Igreja das Fronteiras, que abrigou dom Helder durante seu arcebispado; Virgínia Pimentel, diretora-executiva do IDHeC; padre Pedro, Reitor da UNICAP; Irmã Wanda, presidenta do Conselho Curador do IDHeC; e o poeta, escritor e monge beneditino Marcelo Barros. Também terão participações online de personalidades como o ecoteólogo Leonardo Boff e o padre Júlio Lancellotti.

DOM HELDER -  Dom Helder Pessoa Câmara foi ordenado padre em 1931 e fundou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1952. Em 12 de março de 1964, foi nomeado o 6º Arcebispo de Recife e Olinda, pouco antes do Golpe Militar, fato que contribuiu para que ele se tornasse também um símbolo da resistência à ditadura e ao autoritarismo.

Durante toda sua vida, Dom Helder se dedicou de forma irmanada à sua fé e aos direitos humanos, sobretudo às pessoas mais carentes, silenciadas e excluídas. No seu período enquanto Arcebispo de Recife e Olinda também fundou diversos grupos de direitos humanos como a “Comissão de Justiça e Paz”, o “Movimento Encontro de Irmãos” e o “Banco da Providência”, além de atuar junto a diversos outros grupos, movimentos estudantis, operários e organizações comunitárias. Após escrever um manifesto de apoio à ação católica operária, foi acusado de comunista, sendo censurado e proibido de se manifestar publicamente.

O reconhecimento do trabalho de Dom Helder vai além do Brasil. Durante a ditadura, foi à Paris denunciar as práticas de tortura e a situação dos presos políticos. Ele também recebeu diversos prêmios internacionais, entre eles o Prêmio Martin Luther King. Foi indicado 4 vezes ao Prêmio Nobel da Paz, tornando-se o brasileiro mais vezes indicado. Aos 90 anos, o “Dom da Paz”, faleceu no Recife, no dia 27 de agosto de 1999. Em 2014, Dom Fernando Saburido, então Arcebispo de Recife e Olinda, solicitou ao Vaticano a abertura do processo de beatificação e canonização de Dom Helder Camara.

Serviço:

Reunião Solene em homenagem aos 60 anos do Arcebispado de Dom Helder Camara na Arquidiocese de Recife e Olinda e os 40 anos do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC)

Data: 22 de abril de 2024
Horário: 18h
Local: Plenário da Câmara Municipal do Recife (Rua Princesa Isabel, 410 - Boa Vista)

Veja também

Memorial Chico Science promove roda de conversa sobre os 30 anos de discos famosos
CULTURA

Memorial Chico Science promove roda de conversa sobre os 30 anos de discos famosos

Encontro Pernambucano de Coco celebra o ritmo e apresenta novos grupos da cena pernambucana
CULTURA

Encontro Pernambucano de Coco celebra o ritmo e apresenta novos grupos da cena pernambucana

Newsletter