CANAL SAÚDE

Campanha do Abril Azul Claro, de conscientização sobre o câncer de esôfago, é tema do Canal Saúde

O âncora Jota Batista conversou no Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, com o oncologista Antônio Douglas Lima

Oncologista Antônio Douglas LimaOncologista Antônio Douglas Lima - Foto: Divulgação

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o Brasil registra, anualmente, 11 mil novos casos de câncer de esôfago. Tema da campanha do Abril Azul Claro, esta condição pode passar despercebida, a princípio, pois os sintomas se parecem com os de outros desequilíbrios.

Entre as manifestações iniciais do câncer de esôfago, também estão a dor na região central do peito, as náuseas, os vômitos e até a falta de apetite.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o oncologista Antônio Douglas Lima.

Além de abordar a recorrente confusão do câncer de esôfago com outras doenças, o convidado falou dos fatores de risco para o referido câncer. "O câncer de esôfago é mais frequente em três tipos de pacientes: pacientes etilistas crônicos, o álcool é um grande fator de risco para câncer de esôfago; pacientes tabagistas crônicos, que fumam bastante, também é um grande fator de risco, são os dois principais até; e um que está crescendo muito no Brasil e no mundo inteiro, é a obesidade, que é um terceiro fator de risco", apontou Antônio Douglas Lima.

O oncologista valorizou o papel do Abril Azul Claro, no tocante à conscientização sobre o câncer de esôfago, e explicou a forma de diagnosticar a doença. "Para o diagnóstico, o principal exame que é feito é a endoscopia, que é aquele exame em que uma mangueira entra pela boca. Nesse exame, você vê o esôfago, vê o estômago e vê o duodeno", destacou o convidado.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo:

 

Veja também

Férias no Museu: Instituto Ricardo Brennand tem agenda especial para a criançada
FÉRIAS

Férias no Museu: Instituto Ricardo Brennand tem agenda especial para a criançada

Festival de Humor do Clube de Comédia Recifense segue até o fim de julho
COMEDY

Festival de Humor do Clube de Comédia Recifense segue até o fim de julho

Newsletter