CANAL SAÚDE

Câncer de esôfago: o que é, sintomas, causas e tratamentos; ouça

A cirurgiã oncológica Cecília Lima foi a convidada do Canal Saúde desta quarta-feira (06)

Oncologista Cecília LimaOncologista Cecília Lima - Foto: Divulgação

O câncer de esôfago é uma lesão maligna que geralmente começa nas células que revestem o interior do órgão, acometendo mais os homens entre 50 e 70 anos de idade. É através do esôfago que alimentos sólidos, pastosos e líquidos chegam ao estômago, impulsionados por movimentos peristálticos involuntários e automáticos, que promovem o avanço de seu conteúdo. Para falar sobre o assunto, o jornalista e radialista Denis Araújo conversou no Canal Saúde com a cirurgiã oncológica, Cecília Lima, que atua no Real Hospital Português e no Hospital Santa Joana.

A médica explicou que os sintomas do câncer de esôfago não aparece na fase inicial da doença, mas falou dos sintomas mais comuns.

A maioria dos cânceres de esôfago não dão sintomas nas fases iniciais. Quando o paciente começa a sentir algum sintoma, já está um pouco mais avançado. Normalmente, o sintoma mais comum de início é uma dor na região do tórax ou uma dor na ‘boca’ do estômago, no início do abdômen; e uma perda de peso sem ter feito dieta”.

Cecília Lima discorreu também sobre a detecção da doença: 

Como todos os outros cânceres, quanto mais cedo a doença for flagrada, maior é a chance de cura. O diagnóstico é feito através da endoscopia, aquele mesmo exame que olha o estômago também olha o esôfago todo, e é possível ver se há alguma alteração que pode ser biopsiada para saber se realmente é doença ou não”.

A especialista ressaltou, ainda, sobre as possibilidades de tratamento:

Existe a opção de tratamento apenas por endoscopia, como se fosse uma raspagem, tirando a área do esôfago que está com a lesão. Quando está um pouco mais avançado, o tratamento geralmente envolve uma cirurgia complexa que tira o esôfago todo e substitui por um pedaço do estômago. Nas fases mais avançadas ainda, o tratamento é feito com quimioterapia e radioterapia”.

Você pode escutar a entrevista na íntegra através dos links abaixo:

 

Veja também

Lar mantido pela Fundação Terra faz campanha  por doações do Imposto de Renda
SOLIDARIEDADE

Lar mantido pela Fundação Terra faz campanha por doações do Imposto de Renda

Sessão solene na Alepe marcará os 6 anos do Conselho dos Técnicos Industriais
SOLENIDADE

Sessão solene na Alepe marcará os 6 anos do Conselho dos Técnicos Industriais

Newsletter