Logo Folha de Pernambuco
POLÍTICA

Cientista político Hely Ferreira prevê continuidade da polarização na corrida presidencial; ouça

Convidado do Folha Política, da Rádio Folha 96,7 FM, acredita na desistência de alguma pré-candidatura da oposição em Pernambuco

Cientista político Hely FerreiraCientista político Hely Ferreira - Foto: Arquivo Folha de Pernambuco

O cientista político Hely Ferreira foi o convidado do Folha Política desta terça-feira (17). Ele explicou ao âncora Jota Batista como o atual cenário de polarização na corrida presidencial tem afetado a vida dos brasileiros.

"Nós temos um Estado brasileiro dividido, a população dividida. Estamos vivendo um cenário político em que a família está se dividindo por essas questões", pontuou o cientista político. "Nós teremos, este ano, uma eleição que será diferente de todas as outras. Acredito que, depois da de 1989, essa seja uma das mais acirradas", completou.

Hely Ferreira disse acreditar que o Presidente Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), e o ex-Presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), trocam farpas justamente para gerar um acirramento com o objetivo de enfraquecer as pré-candidaturas que tentam se apresentar como uma terceira via.

Para o convidado, a fragilidade das democracias latino-americanas faz com que elas estejam sempre ameaçadas de golpes - sejam de direita ou de esquerda. No entanto, ele não acredita que os militares brasileiros tenham, hoje, qualquer comportamento em tal sentido.

"A Constituição diz muito bem qual é o papel dos militares e eu não vejo, por parte das Forças Armadas, nenhum comportamento que seja de desrespeitar a Constituição. Pelo contrário, o que nós assistimos são casos pontuais de pessoas que estão ligadas diretamente ao Governo. Até porque, quem não reza na cartilha do Presidente, a gente sabe que facilmente ele destitui", disse o cientista político.

Quanto à disputa pelo Governo de Pernambuco, Hely Ferreira revelou ainda acreditar na desistência de alguma das pré-candidaturas da oposição.

Confira esta edição do Folha Política na íntegra, acessando o player abaixo:

Veja também

Newsletter