Folha na Comunidade

Cresce o número de casos de dengue, zika e chikungunya em bairro de Paulista

De cada cinco moradores de uma rua em Jardim Paulista Baixo, pelo menos três pegaram uma das arboviroses

Rua 59, em PaulistaRua 59, em Paulista - Foto: Reprodução Google Street View

Moradores da rua 59, em Jardim Paulista Baixo, no munícipio de Paulista, no Grande Recife, contam que, de cada cinco pessoas residentes no local, pelos menos três pegaram dengue, zika ou chikungunya. 

Eles culpam água que escorre do esgoto entupido localizado na esquina da rua. Quando chove, a água fica acumulada sem ter para onde ir, lugar ideal para o surgimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, principal responsável pela transmissão das arboviroses.

Wilka Tavares é moradora da rua. Ela já pegou chikungunya e mostra a situação da via, que, de acordo com ela, se arrasta por mais de cinco anos.

Em nota, a Compesa informa que enviou uma equipe à rua 59 e identificou um ponto de obstrução em trecho da rede coletora de esgoto da via. A Prefeitura de do Paulista também mandou nota informando que a Diretoria de Vigilância Ambiental, envoiou uma equipe de ACEs (Agentes comunitários de Endemias) para fazer uma vistoria no quarteirão no qual a rua está inserida, para serem tomadas as medidas cabíveis e de que, os agentes vão retornar ao local para uma segunda visita.

Outro problema resolvido
No dia 30 de abril, a Folha na Comunidade recebeu a denúncia sobre a peregrinação dos moradores de Paratibe, em Paulista, para pegar uma ficha de atendimento na Unidade de Saúde da Família do bairro. 

O vídeo foi enviado pelo morador Josivan Pereira. Por lá, o problema foi solucionado e Josivan aproveita para agradecer à reportagem da Folha na Comunidade.

Se você também tem algum problema na sua comunidade ou quer apenas relatar boas práticas do seu bairro, mande um vídeo feito com o celular na posição horizontal para o WhatsApp: (81) 99146-9735 ou para o e-mail: [email protected].

Veja também

Depois da reportagem, vazamento na rua do Apolo é resolvido
FOLHA COMUNIDADE

Depois da reportagem, vazamento na rua do Apolo é resolvido

Nutricionista Fabrícia Padilha alerta os pais sobre os lanches infantis
CANAL SAÚDE

Nutricionista Fabrícia Padilha alerta os pais sobre os lanches infantis