Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Cresce o número de infartos em mulheres jovens

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia houve um aumento de 62% das mortes de mulheres de 15 a 49 anos

Foto: Freepik

O Brasil registrou aumento de cerca de 62% nas mortes de mulheres de 15 a 49 anos por infarto, de 1990 para 2019. Na faixa etária de 50 a 69 anos, o número quase triplicou, com alta de aproximadamente 176%. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Para falar mais sobre o assunto, Jota Batista conversou com o médico cardiologista Carlos Japhet, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Pernambuco, nesta quarta-feira (05), no Canal Saúde, que pode ser acompanhado pelo dial da Rádio Folha FM 96,7 ou pelo canal do YouTube e Facebook da Folha de Pernambuco.

Méico Carlos Japeht. Foto: Divulgação.


Durante a entrevista, o médico cardiologista Carlos Japhet lembrou que nos últimos 20 anos as mulheres mudaram o estilo de vida.


“A mulher entrou no mercado competitivo de forma igualitária com o sexo masculino. A partir deste momentos as mulheres deixaram de ter uma dieta saudável, passando a consumir muito mais bebidas alcoólicas, passaram a fumar, tiveram aumento de peso, que são fatores de riscos clássicos”, disse. 

Para o especialista, as mulheres têm outros fatores de riscos, diferente dos homens. 

“A mulher tem que ser vista de uma maneira diferente, pois ela tem outros sintomas, outros fatores de riscos. Por exemplo, a mulher engravida e por isso a mulher pode ter uma patologia chamada pré-eclâmpsia, que é a hipertensão da gravidez e a diabetes gestacional, com isso passa a fazer parte de um hall diferente dos homens”, explicou Japhet. 

O médico cardiologista fez um alerta sobre a necessidade de uma maior investigação dos casos de infarto nas mulheres.

“A mulher tem uma gravidade muito maior do que o homem do infarto agudo do miocárdio porque justamente na maioria das vezes é diferente, pois é doença da microcirculação. Nesse caso precisamos fazer uma investigação mais detalhada. Essa doença da microcirculação precisa ser tratada. Esse é o nosso alerta para toda a população”, finalizou. 

Você acessa a entrevista na íntegra através do player abaixo.

 

Veja também

Paço do Frevo saúda os carnavais saudosos pelo Dia do Frevo de Bloco
FREVO

Paço do Frevo saúda os carnavais saudosos pelo Dia do Frevo de Bloco

Novembro Azul: a luta contra o câncer de próstata
CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul: a luta contra o câncer de próstata

Newsletter