“Desencantos” de Machado de Assis é apresentada na Folha FM

Peça dedicada a Quintino Bocaiúva trata de triângulo amoroso

Machado de Assis, autor de O Protocolo Machado de Assis, autor de O Protocolo  - Ilustração

A comédia “Desencantos”, peça teatral de autoria de Machado de Assis, foi escrita em 1861 e traz em seu enredo a falta de aptidão de Luis, personagem de brilhante inteligência e imensa timidez, em pedir a mão de sua amada, Clara, em casamento. Envolvida pelas eloquentes palavras do experiente Pedro Alves, a caprichosa mocinha aceita-o como pretendente, o que leva Luis, desiludido, à uma viagem de 5 anos pelo exterior. Em seu retorno ao Brasil, o preterido intelectual arquiteta uma inesperada vingança.

“Desencantos”, para alguns críticos, pode ser definido por um texto que Machado traduziu e publicou à mesma época, “Queda que as mulheres têm para os tolos” do belga Victor Hénaux, onde argumenta-se que os homens inteligentes têm dificuldades de abordar a mulher amada devido à sua timidez natural, enquanto os tolos presunçosos levam vantagem por causa de sua indiferença e superficialidade naturais.
No elenco a âncora da Rádio Folha FM, Patrícia Breda é Clara; o comunicador Jota Ferreira dá voz a Luiz de Melo e o ator convidado Júnior Viana interpreta Pedro Alves.

“Desencantos” é o episódio dessa sexta-feira, 17h, sendo veiculado também no domingo, às 11h, no programa O Melhor da Música.

Veja também

Mistério no Radioteatro da Folha FM
RADIONOVELA

Mistério no Radioteatro da Folha FM

Moradores de Caetés 3, em Abreu e Lima, reclamam do abandono da UPA no município
Folha na Comunidade

Moradores de Caetés 3 reclamam do abandono da UPA