CANAL SAÚDE

Dia Mundial do Câncer de Rim alerta sobre os perigos da doença

Geralmente silencioso, o tumor renal é potencialmente metastático e, por isso, não deve ser subestimado

Rim com tumorRim com tumor - Foto: divulgação

Importantes para o bom funcionamento do corpo, os rins filtram o sangue para eliminar impurezas, controlam a pressão arterial, além de produzirem hormônios e vitaminas. Geralmente, as patologias que acometem o órgão são pouco conhecidas. Em referência ao Dia Mundial do Câncer de Rim, o comunicador Jota Batista convidou para o quadro Canal Saúde do Conexão Notícias, na Rádio Folha FM, o urologista Guilherme Maia, especialista em uro-oncologia do rim e próstata para alertar sobre esse tipo de tumor, que geralmente é silencioso em sua fase inicial e, por isso, pode ser potencialmente metastático. 

“Logo no início, o câncer de rim pode ser assintomático, e cerca de 20% dos pacientes já são diagnosticados com metástases”, explica. Ao contrário de outros tipos de câncer aos quais existem exames preventivos, não há exame de rotina para diagnosticar precocemente o tumor renal. “Muitas vezes, ele é diagnosticado acidentalmente através de ultrassonografias e tomografias realizadas de maneira eventual”, ressalta. 

Contudo, algumas mudanças no estilo de vida são benéficas, como ter uma dieta equilibrada, investir em atividades físicas, abandonar o tabagismo e, no caso dos hipertensos, controlar a pressão arterial. Como costuma ter um curso silencioso, reforçamos a importância de não negligenciar os indicativos que o corpo dá, como cansaço excessivo, falta de apetite, perda de peso significativa, anemia e sangue na urina. Lembrando ainda sobre os exames rotineiros, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento, que é essencialmente cirúrgico. 

Para escutar a entrevista completa, acompanhe o podcast Canal Saúde no player abaixo:

Veja também

Urologista Antônio César Cruz alerta para os sintomas e cuidados durante a andropausa
CANAL SAÚDE

Urologista Antônio César Cruz alerta para os sintomas e cuidados durante a andropausa

Dr. Rogério Leal alerta para o aumento de câncer colorretal.
CANAL SAÚDE

Dr. Rogério Leal alerta para o aumento de câncer colorretal.