CULTURA

Documentarista Dewis Caldas disponibiliza link exclusivo para ouvintes da Rádio Folha FM

O link com entrevistas e documentários inéditos ficará disponível durante uma semana

Dewis Caldas, jornalista e documentaristaDewis Caldas, jornalista e documentarista - Foto: Divulgação

Imagine andar por Caruaru com Onildo Almeida conversando sobre Gonzagão, ou passar uma manhã no apartamento de João Silva, ou ainda percorrer um mês inteiro com Alceu Valença pelas ruas de Lisboa; andar vários países europeus como Suíça, Itália e Alemanha a bordo da turnê Viva Pernambuco, junto com André Rio, Luciano Magno, Spok e grandes músicos, ou ainda construir documentários sobre personagens como Anastácia, Gennaro, Geraldo Azevedo e muitas outras histórias no universo da música pernambucana. O que liga todos estes momentos é o documentarista maranhense Dewis Caldas, entrevistado desta terça-feira (19) do programa Folha na Tarde, apresentado por Élida Freitas.

Foram 40 minutos de conversa onde Dewis falou sobre sua saga de Recife a Exu, entrevistando 49 personagens sobre o legado de Luiz Gonzaga no ano do centenário e muitas outras histórias. Apaixonado pelo povo e cultura pernambucana, a história dele e de muitos artistas da terra acabaram se cruzando, e o resultado são histórias para serem vistas e ouvidas com olhos atentos. 

Em 2012 Dewis viajou por um mês, sozinho, pelo Estado do Pernambuco para gravar o longa-metragem documental “Óia Eu Aqui de Novo” - Na terra de Luiz Gonzaga no ano do centenário, sobre o legado de um dos maiores nomes da música brasileira. O projeto - que contem também um livro de fotografias de toda a viagem - foi feito a partir de uma pesquisa, que durou quatro anos, sobre a obra do sanfoneiro.

 

 

Outros películas de sua filmografia são "Na Sala do Compositor João Silva", que apresenta uma entrevista íntima antes da morte de um dos maiores compositores brasileiros, e “Bem-vinda a Lisboa, rainha do forró”, feito em 2019, criado para a cantora e compositora Anastácia, homenageada do Festival Baião in Lisboa.

Para presentear os ouvintes da Rádio Folha 96,7 FM, Dewis Caldas preparou um link com todas os documentários, incluindo o inédito “Óia Eu Aqui de Novo”, que vai ficar disponível para qualquer um assistir, durante uma semana. Para acessar basta entrar no instagram do documentarista (@dewiscaldas) e acessar o link em sua bio. Você também pode ouvir a entrevista completa no Podcast Folhape/Cultura pelas plataformas SoundCloud, Deezer ou Spotify.

Veja também

Prefeitura do Recife firma convênio com instituições para executar ações voltadas à pessoa idosaDIREITOS HUMANOS

Prefeitura do Recife firma convênio com instituições para executar ações voltadas à pessoa idosa

Jaboatão dos Guararapes realiza testagem de HIV e hepatites no Dia Mundial da AidsSAÚDE

Jaboatão dos Guararapes realiza testagem de HIV e hepatites no Dia Mundial da Aids