Encontro no MEPE debate a Mulher Indígena, a Arte e o Museu
Encontro reúne artistas, pesquisadoras e lideranças indígenas para refletir sobre representatividade, saberes ancestrais e novas narrativas nos museus
O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da Universidade Federal de Pernambuco realizarão, no dia 16 de abril de 2025, às 14h, um encontro especial com o tema "A Mulher Indígena, a Arte e o Museu – Retomadas, Olhares e Saberes". O evento gratuito e aberto ao público acontecerá no auditório do MEPE.
O encontro contará com a presença de três convidadas especiais: Elisa Pankararu, professora e antropóloga; Juliana Xukuru, artista visual e performer; e Lara Erendira Andrade, antropóloga e pesquisadora do NEPE.
Juliana Xukuru/Foto: Divulgação
A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Nacional dos Povos Indígenas e busca promover um debate sobre a arte e o papel da mulher indígena, destacando a importância de incorporar abordagens e perspectivas que contemplem suas expressões artísticas, interpretações críticas de acervos, coleções e arquivos.
O evento pretende evidenciar a necessidade de um olhar renovado sobre as diferentes formas de saberes e práticas artísticas das mulheres indígenas, refletindo sobre as novas narrativas e processos de retomada em diversas dimensões: material, territorial, cultural, identitária e representativa nos espaços museais.
Elisa Pankararu/Foto: Divulgação
Serviço:
Evento: Debate sobre a Mulher Indígena, a Arte e o Museu
Local:Museu do Estado de Pernambuco
Data: 16/04/2025
Evento gratuito