Podcast

Fato & Análise - Recife inicia vacinação contra gripe

Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, devem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas. Idosos com mais de 60 anos só serão vacinados a partir da segunda etapa da campanha

Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR

A Secretaria de Saúde do Recife iniciou, nesta segunda-feira (12), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), que, este ano, será dividida em três fases. A primeira fase, por orientação do Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas, que terão como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Estes últimos serão vacinados na segunda etapa. 

A estratégia da Prefeitura do Recife é descentralizar os locais de vacinação, para não gerar aglomerações, por isso, a imunização acontecerá em 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e em mais três parques da cidade que funcionarão também nos fins de semana. Este ano, em função da vacinação contra a covid-19, os idosos a partir de 60 anos serão imunizados na segunda fase da Campanha.

A segunda fase terá início no dia 11 de maio e segue até 8 de junho, quando será a vez de vacinar idosos com 60 anos e professores. Já no período de 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. É importante destacar que, mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina da mesma forma.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Sendo assim, os idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde só devem ser imunizados contra a gripe a partir da segunda etapa da Campanha. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que alguns dos sintomas são parecidos com os da gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento.

Composta por vírus inativado, a vacina protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Canal Atende em Casa

Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os do novo coronavírus, quem está com tosse, espirro ou febre pode se assustar achando que está com covid-19, mas pode estar com gripe. A orientação inicial para os dois casos é a mesma: isolamento domiciliar para evitar contaminar outras pessoas. A Prefeitura do Recife disponibiliza o canal Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br), através do qual a pessoa com sintomas responde a um questionário e depois recebe a teleorientação de um profissional, caso seja necessário.

Para detalhar todo o esquema especial montado para a vacinação, Jota Batista conversa no Espaço Aberto com a Secretária Executiva da Atenção Básica à Saúde do Recife, Juliana Martins.

Você pode escutar o podcast Fato & Análise no player abaixo.

Veja também

Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas
INVESTIMENTO

Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas

CPRH e Depoma apreendem 87 aves em torneio irregular no agreste
MEIO AMBIENTE

CPRH e Depoma apreendem 87 aves em torneio irregular no agreste

Newsletter