padroeira do recife

Programação da Festa do Carmo segue com restrições

Fiéis de Nossa Senhora do Carmo terão que respeitar as restrições para evitar o contágio do coronavírus

A fiéis junto a imagem de Nossa Senhora do Carmo na entrada da BasilícaA fiéis junto a imagem de Nossa Senhora do Carmo na entrada da Basilíca - Foto: Artur Mota/Folha de Pernambuco

Com o tema Senhora do Carmo, saúde dos enfermos e o lema 'oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!', vai ser a festa da Padroeira do Recife 2020. E esse ano uma diferença, o festejo vai ter restrições para prevenir a contaminação do novo Coronavírus. É a primeira vez em 324 anos que os fiéis não vão acompanhar a procissão. Essa ação é para evitar a enorme aglomeração. Mas a imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar em cima de um altar que vai ser montado em frente à porta principal do templo, no dia 16 de julho.
As Santas Missas vão ser realizadas até o dia 15 de julho às 7h, 10h, 12h e 15h. A celebração do novenário segue até o próximo dia 14 e a celebração das vésperas solenes no dia 15 próximo, sempre às 19h.

No dia 16 de julho, data dedicada a Nossa Senhora do Carmo, serão realizadas duas missas, às 5h e 8hs. A Santa Missa Solene de encerramento vai ser realizada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 10hs. Outras duas missas, às 13h e 16h, vão finalizar a festa.

Devido à pandemia, a Basílica do Carmo segue as orientações das autoridades sanitárias. Entre as medidas de prevenção à doença estão redução em 30% do público em cada celebração. A higienização dos bancos e dos pisos após cada cerimônia, o uso do álcool em gel que vai ser oferecido na entrada da Basílica e o uso obrigatório de máscaras para todas as pessoas que irão entrar na igreja.

Para participar das celebrações do novenário e das vésperas solenes, que vão ser celebradas às 19h, os fiéis precisam enviar uma mensagem através do whatsapp com nome completo e número da carteira de identidade para o telefone (81) 99723.9140. Já para as missas o acesso vai acontecer por ordem de chegada.

As celebrações das Santas Missas, além do novenário e das vésperas solenes, totalizam 55 cerimônias, redução de mais de 50% em comparação aos anos anteriores. E para animar a festa, três lives musicais serão realizadas às 21h, com o cantor Dudu do Acordeon, a cantora Irah Caldeira e o padre Damião Silva, nos dias 13, 14 e 15 de julho.
Toda a programação vai ser transmitida através das redes sociais da Basílica e outras informações podem ser adquiridas pelo site www.basilicadocarmorecife.org.

Veja também

Hábito da meditação é forte aliado no equilíbrio da alimentação e a saúde
CANAL SAÚDE

Hábito da meditação é forte aliado no equilíbrio da alimentação e a saúde

Mioma atinge mais da metade das mulheres entre 20 e 45 anos
Canal Saúde

Mioma atinge mais da metade das mulheres entre 20 e 45 anos