Espaço Aberto

Fique atento! Prazo para declaração do Imposto de Renda termina dia 30

Foram 60 dias a mais para preparar a papelada, mas, mesmo assim, muita gente está deixando para a última hora.

Prazo de declaração segue até o dia 30 de abrilPrazo de declaração segue até o dia 30 de abril - Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Dois mil e vinte está sendo um ano de mudanças e não é diferente com a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Enquanto muitas pessoas ainda nem entregaram a declaração, outras já receberam a restituição do imposto. Por conta da pandemia do coronavírus, houve ajuste no calendário para o envio: o prazo vai até 30 de junho, próxima terça-feira. Foram 60 dias a mais para preparar a papelada, mas, mesmo assim, muita gente está deixando para a última hora. 
Neste ano, os prazos para restituição foram encurtados, com apenas cinco lotes programados. O primeiro já foi pago no dia 29 de maio e o último será em 30 de setembro. As restituições acontecem de acordo com a data de entrega. Tem prioridade no recebimento quem tem mais de 60 anos, portadores de deficiência física ou doença grave e contribuintes que tenham o magistério como a maior fonte de renda. 
A expectativa é de que 32 milhões de pessoas enviem a declaração neste ano. Quem não cumprir o prazo, pagará multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido. 
Para orientar e tirar dúvidas dos contribuintes que ainda não declararam o IRPF, Jota Batista conversa nesta quinta-feira (25), às 10h40, no Espaço Aberto, com o advogado tributarista, Ivo Lima.

 

Veja também

Sesi-PE comemora Dia Nacional da Saúde com ações gratuitas e abertas ao público
Jota Ferreira Agora

Sesi-PE comemora Dia Nacional da Saúde com ações gratuitas e abertas ao público

A saga de Maria Bonita é tema de peça na Rádio Folha FM
RADIONOVELA

A saga de Maria Bonita é tema de peça na Rádio Folha FM