CANAL SAÚDE

Fisioterapia Pélvica, que previne dores durante a gestação, é tema do Canal Saúde; ouça

O âncora Jota Batista, da Rádio Folha 96,7 FM, conversou com a fisioterapeuta Talita Lopes Ladeira

Foto: Canva

A Fisioterapia Pélvica pode ser uma aliada na prevenção de desconfortos na gestação e, ainda, preparar a mulher para um parto mais tranquilo - seja ele normal ou mesmo uma cesariana.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com a fisioterapeuta Talita Leite Ladeira, professora de Fisioterapia da Estácio.

"A Fisioterapia Pélvica voltada para a área de obstetrícia é um dos ramos da Fisioterapia que contribui não somente para a mulher que tem sobrepeso, mas para todas que se encontram no momento da gestação", explicou a convidada. "Para todas as mulheres que entram nesse período de gestação, o ideal era que pudessem ter acompanhamento com uma fisioterapeuta que seja especializada na área", completou.

Talita Leite Ladeira detalhou como a perda urinária pode interferir na qualidade de vida da gestante, destacando que tal sintoma deve ser combatido, também, de forma preventiva, pois muitas vezes se estende até o pós-parto.

"Algumas pessoas acham que somente o parto normal leva a sintomas de incontinência pós-parto, mas não. Só o fato de conviver 9 meses com um peso muitas vezes além do habitual daquela mulher já predispõe. Mesmo que o parto tenha sido cesárea, existe a chance de ela ter, logo no pós-operatório, alguns sintomas de perda [urinária]. Então, esses sintomas podem acontecer durante a gestação ou durante o período do puerpério, que é o período de pós-parto", disse a fisioterapeuta.

Talita Leite Ladeira explicou, ainda, que existem diferentes alcances quanto à cobertura, pelo Sistema Único de Saúde [SUS], da Fisioterapia Pélvica, a depender da localidade do país.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando os players abaixo:

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Rádio Folha 96,7 FM (@radiofolhape)

 

Veja também

Café e Saúde: mitos e verdades
CONEXÃO CAFÉ

Café e Saúde: mitos e verdades

Fogos de artifício no São João são um problema para autistas; ouça
CANAL SAÚDE

Fogos de artifício no São João são um problema para autistas; ouça