Harmonização de corpo e mente pelas terapias holísticas é tema do Canal Saúde
O âncora Jota Batista conversou no Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, com o terapeuta Raphael Valente
Com a pandemia da Covid-19, as técnicas de relaxamento se tornaram ainda mais procuradas pelas pessoas que buscavam aliviar o cansaço do cotidiano. Entre tais alternativas, estão as chamadas terapias holísticas.
Nestas terapias, a vida e o ser humano são tratados de forma multidimensional, ou seja, o indivíduo é visto como um todo: no âmbito físico, no mental, no emocional e até no espiritual. Assim, os métodos holísticos costumam se diferenciar dos tradicionais, complementando a Medicina, mas não a substituindo.
Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o terapeuta Raphael Valente.
"A pandemia trouxe para a gente esse medo do futuro, o 'o que é que vai ser de mim?', a falta de perspectiva sobre o amanhã, até mesmo o medo da morte", explicou o convidado. "Então, as pessoas começaram a entrar em processos depressivos, ter crises de ansiedade, insônia. E muita gente começou a despertar para essa necessidade de cuidar da saúde mental também", completou.
O terapeuta falou sobre a consolidação, na Medicina, do conceito das doenças psicossomáticas, que já eram abordadas nas áreas holísticas. Tais doenças são aquelas em que o corpo físico padece por consequência das emoções.
"Quando eu sinto uma dor nas costas, quando eu sinto uma dor nos ombros, dor de cabeça, cansaço mental, tudo isso advém de um emocional que está em desequilíbrio, por alguma razão, e aí nós precisamos tratar. Além de eu fazer os tratamentos convencionais para o corpo físico, eu preciso, também, observar esses cuidados com a saúde da mente e a saúde da alma", pontuou Raphael Valente.
Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo: