CANAL SAÚDE

Infecção urinária não tratada adequadamente pode causar complicações graves; ouça

Dr. Felipe Dubourcq foi o convidado do Canal Saúde desta segunda-feira (20)

Dr. Felipe DubourcqDr. Felipe Dubourcq - Foto: Divulgação

Difícil conhecer alguém que nunca tenha passado por uma infecção urinária; pelo menos se conhece alguém que já teve. Esse quadro pode ser muito comum nas mulheres e grávidas. A infecção urinária ocorre quando alguma bactéria entra em contato com a urina e começa a crescer. Parece simples, mas não é. Tudo que envolve bactéria deve ser tratado, acompanhado e sanado. Quem tem pedra nos rins, faz pouca ingestão de água, fica longos períodos sem ir ao banheiro está mais predisposto a ter a doença. Além disso, mulheres e idosos também apresentam maior índice de infecção.

Para saber mais detalhes do assunto o âncora Jota Batista conversou, no Canal Saúde desta segunda-feira (20), com o médico urologista Felipe Dubourcq. 

Ele deu algumas dicas para evitar que se contraia a infecção urinária:

Não deixar a bexiga cheia, pois facilita a reprodução de bactérias, não tenham medo de usar banheiro público, bebam água, principalmente crianças e idosos, para lavar a bexiga. Se sua bexiga tem dificuldade para expelir a urina, frequente o banheiro de 3 em 3 horas, para criar esse hábito. - alertou o médico

O doutor Felipe Dubourcq alerta para os riscos da infecção urinária em pacientes gestantes.

Durante a gestação o útero comprime a bexiga e capacidade de cumular a urina diminui, então ela tem uma frequência maior de idas ao banheiro, pois o útero fica maior, ocupando esse espaço da bexiga. Alguns casos de perda de parto pré-maturo, estão ligados com infecções urinárias, então é muito importante a gestante fazer todos os procedimentos necessários, como cultura de urina no pré-natal, para poder prevenir a doença – afirmou o urologista Felipe Dubourcq.

Confira a entrevista na íntegra, acessando o player abaixo:

 

 

 

Veja também

Cidade de Taquaritinga do Norte recebe o 3° Festival Café Cultural; ouça
CONEXÃO CAFÉ

Cidade de Taquaritinga do Norte recebe o 3° Festival Café Cultural; ouça

Hiperidrose: Suor excessivo que pode ser resolvido através de cirurgia; ouça
CANAL SAÚDE

Hiperidrose: Suor excessivo que pode ser resolvido através de cirurgia; ouça