Infertilidade atinge aproximadamente 15 % da população, aponta OMS
Ginecologista Altina Castelo Branco alerta população sobre o tema no Canal Saúde da Rádio Folha
A infertilidade atinge aproximadamente 15% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) relata que no Brasil, esse número chega a oito milhões de pessoas. Para falar sobre o assunto, o âncora da Rádio Folha FM 96,7, Jota Batista, conversou nessa quarta (08), no Canal Saúde, com a ginecologista, Altina Castelo Branco, especialista em reprodução humana.
Segundo Altina, hoje em dia, as mulheres estão com uma maior expectativa de vida, porém existe uma ressalva em relação à fertilidade feminina: “Aquela mulher que se considerava uma senhora aos 30 anos, hoje ela está aos 50 se sentindo com 30 anos de idade. Mas infelizmente o corpo não acompanha essa modernidade e essa qualidade de vida, ao contrário, a mulher menstrua mais cedo e o ovário começa a perder óvulos todo mês, acarretando algumas doenças como a endometriose” – afirmou a ginecologista.
A ginecologista também alertou que a idade do casal, principalmente da mulher, influencia bastante para um processo de gestação tranquila: “A mulher, por ter o hábito de ir ao ginecologista desde cedo, sabe que tem o prazo para engravidar, enquanto o homem com 40 ou 50 anos ainda produz espermatozoide. E isso deixa o homem mais tranquilo, mas para a mulher, a idade se torna um fator que dificulte a maternidade” explicou Altina Castelo Branco.
Confira esta edição do Canal Saúde na integra acessando o player abaixo: