SOLIDARIEDADE

Instituições se mobilizam para ajudar moradores atingidos pelo incêndio nas palafitas do Pina

Além de organizações sociais, a Defesa Civil, Prefeitura do Recife e a Arquidiocese de Olinda e Recife também estão empenhadas em levar assistência aos moradores da localidade

Incêndio no PinaIncêndio no Pina - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Após o incêndio que destruiu dezenas de palafitas no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, na tarde dessa sexta-feira (06), várias instituições e moradores de bairros vizinhos iniciaram uma corrente de doações para ajudar as famílias atingidas. Além de organizações sociais, a Defesa Civil do Recife, Prefeitura do Recife e a Arquidiocese de Olinda e Recife também estão empenhadas em levar assistência aos moradores da localidade.
 
A Defesa Civil do Recife está realizando a identificação das pessoas que tiveram seus pertences atingidos pelo incêndio, para assim dar o suporte necessário. O prefeito João Campos, divulgou nessa sexta (6), através de suas redes sociais, uma indenização às famílias e suportes como abrigos e transporte para casa de parentes. Após a publicação do gestor, a Prefeitura do Recife anunciou o valor de R$ 1.500 para a indenização

Organizações da sociedade civil também estão se mobilizando prestar ajudar, como o Coletivo Pão e Tinta, que atua na região do Pina desde 2012, e está liderando um movimento de arrecadação de itens de maior urgência para as famílias, como: alimentos, água, colchões, roupas e eletrodomésticos, além de doações em dinheiro para ajudar na reconstrução das casas, com a compra de materiais. Já a Campanha Mãos Solidárias está recebendo doações de alimentos para o projeto Cozinha Solidária, que acontece nas palafitas, e visa combater a fome e a alimentação precária da população.

Na manhã desse sábado (7), o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, visitou o barraco da Cozinha Solidária, no Pina, para lançar uma campanha de ajuda aos atingidos pelo incêndio. O objetivo da visita é sensibilizar a população para dar a mão aos que perderam o que tinham.

Veja também

Café e Saúde: mitos e verdades
CONEXÃO CAFÉ

Café e Saúde: mitos e verdades

Fogos de artifício no São João são um problema para autistas; ouça
CANAL SAÚDE

Fogos de artifício no São João são um problema para autistas; ouça