Logo Folha de Pernambuco
CONEXÃO CAFÉ

Jornalista Eudes Santana fala da relação entre o café e a fotografia; ouça

Convidado, que é mestre de torra, tratou das fotografias na gastronomia

Café e fotografiaCafé e fotografia - Foto: Pixabay

Quem resiste a tirar uma foto daquele café incrível, na cafeteria preferida, e depois postar nas mídias sociais? Que tal algumas dicas para fazer fotos maravilhosas de café e bombar nas redes?

Para entender melhor como fazer isso, o âncora Jota Batista acompanhou o papo do barista Alan Cavalcanti com o mestre de torra Eudes Santana, sócio-proprietário do 'Kaffe Torrefação e Treinamento'. Formado em Jornalismo, o convidado é, também, fotógrafo profissional.

"Meu projeto de conclusão do curso [de Jornalismo] já foi em fotografia. Eu saí da universidade já querendo trabalhar como fotojornalista", revelou Eudes Santana. "Há cerca de 6 anos, eu comecei a fazer um processo que chamo de migração da fotografia para o café, e hoje realmente eu me dedico exclusivamente ao mundo do café, junto com a Lidiane Santos, minha esposa, no @kaffe.tt. Eu faço parte da área da torrefação", completou.

O convidado explicou como costuma aliar o café à fotografia, tendo em vista que é especializado em imagens da área gastronômica. Neste sentido, ele deu dicas sobre como registrar imagens do café.

"Quando você se dedica ao mundo da fotografia, tem que ter entendimento sobre os diversos tipos de superfície em que você está trabalhando: fosca, opaca ou translúcida. Então, o café entra nisso assim como os vinhos, azeite, qualquer substância líquida. O que você tem que fazer é tirar proveito da iluminação em cima do alimento que você está fotografando, utilizar a luz a seu favor. Então, a fotografia do café está muito ligada à observação do ambiente onde você está", disse Eudes Santana.

Confira o programa na íntegra, acessando o podcast Conexão Café no player abaixo:

Veja também

Newsletter