CANAL SAÚDE

Maio Verde alerta para o glaucoma

O glaucoma é responsável por 7,7 milhões de casos de deficiência visual e cegueira no mundo

Foto: freepik.com/jcomp

No mês de maio, a campanha Maio Verde, chama a atenção para o glaucoma, uma das principais doenças oculares em todo o mundo e que pode causar cegueira irreversível. As doenças oculares podem trazer impactos negativos para o bem-estar e a independência das pessoas. Segundo a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), 1,7 bilhão de pessoas estão com alguma deficiência visual e o glaucoma é responsável por 7,7 milhões de casos de deficiência visual e cegueira no mundo.

O glaucoma é uma condição ocular degenerativa e crônica que acomete o nervo óptico, estrutura responsável por levar as informações visuais captadas pelos olhos até o cérebro para a formação da visão. Quando a pressão intraocular apresenta níveis mais elevados, ao longo dos anos, acaba danificando o nervo óptico, o que causa o comprometimento do campo visual e, se não tratado adequadamente, pode levar à perda da visão de forma irreversível.
 
Em relação ao glaucoma primário, ligado à hereditariedade ou envelhecimento, não há como prevenir o seu aparecimento. No entanto, é possível prevenir o seu avanço através do diagnóstico e tratamento precoce. A doença só pode ser diagnosticada nas consultas de rotina com o oftalmologista. Já quando o glaucoma ocorre de forma secundária, a prevenção está no controle das comorbidades que são fatores de risco, como a diabetes, miopia e hipertensão. Para falar mais sobre o assunto, Patrícia Breda conversou no Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, com o oftalmologista, Ermano Melo, especialista em córnea, cirurgia de catarata e cirurgia refrativa que explicou com mais detalhes o que é o glaucoma
 

Médico oftalmologista, Ermano Melo. Foto: Divulgação

 

“O glaucoma é uma doença do nervo óptico, que seria como se fosse a morte do nervo óptico, ele vai morrendo lentamente e perdendo suas fibras nervosas. E com isso a pessoa vai perdendo o campo visual de fora para dentro, lentamente ao longo dos anos e se não for tratado termina fechando completamente o campo visual e a pessoa perdendo também a visão central, então a gente pode dizer que é uma neuropatia óptica do nervo óptico. O problema é que é uma doença silenciosa, e que às vezes a pessoa não sabe que tem, e a maior causa de cegueira Irreversível do mundo”
 

O especialista alertou sobre a importância dos exames de prevenção dessa doença que é extremamente silenciosa
 

 

“A luz de alerta costuma ser o histórico familiar, porque o glaucoma é uma doença silenciosa, ou seja, o paciente na maioria das vezes não sente nada. A gente costuma dizer que no olho a pressão normal é entre 12 e 18, 20, mas quando se tem glaucoma a pressão pode chegar a 24, 25, 26. E com essa pressão alta no olho o paciente pode sentir dores no olho, dor de cabeça aí é o paciente às vezes procura um serviço médico, mas na grande maioria das vezes o paciente não tem sintomas então ele não desconfia que tem glaucoma daí entra a importância de fazer um exame oftalmológico anual.”

 

Ficou interessado? Ouça o podcast completo acessando o player abaixo.
https://open.spotify.com/episode/2SfeSTlBuzEeOGIF2PeFEp?si=77M0EXuaT6ikSyW1cG0MTw&nd=1&dlsi=2f08416104a2434e

Veja também

Memorial Chico Science promove roda de conversa sobre os 30 anos de discos famosos
CULTURA

Memorial Chico Science promove roda de conversa sobre os 30 anos de discos famosos

Encontro Pernambucano de Coco celebra o ritmo e apresenta novos grupos da cena pernambucana
CULTURA

Encontro Pernambucano de Coco celebra o ritmo e apresenta novos grupos da cena pernambucana

Newsletter