Ministro da Cultura visita Rádio Folha
Roberto Freire elogia Folha FM pela valorização do Frevo
O ministro da Cultura, Roberto Freire, que veio a Pernambuco para as comemorações dos 110 anos do Frevo, e outras agendas em Recife e Olinda, participou do Programa Conexão Notícias, com apresentação de Jota Batista e de Tatiana Meira, editora do carderno Diversão & Arte da Folha de Pernambuco, nos estúdios da Rádio Folha FM-96.7, nessa sexta-feira (10). Freire, que assumiu a pasta da Cultura há pouco mais de três meses, fez questão de elogiar a emissora por difundir, durante todo o ano, o Frevo e outras expressões culturais, lamentando que “seja necessário uma lei para obrigar as rádios locais a tocar o Frevo”. O Ministro falou sobre diversos temas atuais do setor, como as mudanças na Lei Rouanet e o Fundo Nacional de Cultura, a necessidade de reforma do Seminário de Olinda, a proposta de retorno do Projeto Pixinguinha e a ampliação das Parcerias Público Privadas (PPPs).
Entre as novidades, o Ministro Roberto Freire anunciou que a próxima edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo vai itinerar para outras cidades brasileiras, como Garanhuns, em Pernambuco e Fortaleza, no Ceará, em parceria para utilizar a estrutura do Serviço Nacional do Comércio (Sesc). Sobre a Lei Rouanet, o ministro defende que não se deve demonizá-la, mas discutir como melhorá-la na sua aplicação. Para sanar as distorções, quer limitar os tetos dos valores dos projetos, através de uma instrução normativa. "Não é a lei a responsável pelos desvios e sim os gestores, a fiscalização que não existiu e a má fé de muitos que desviaram. Mas, por exemplo, o Paço do Frevo existe por conta da Lei Rouanet",
No tocante ao assunto Cinema, setor que cresce cerca de 9% ao ano, Freire disse que “o Brasil precisa começar a crescer na criatividade, na excelência. Não é só um número, é também qualidade", referindo-se ao Festival de Berlim, que terá 12 produções brasileiras, incluindo o longa "Joaquim", do diretor pernambucano Marcelo Gomes, concorrendo ao prêmio principal, com a história do mártir nacional, Tirandentes.
Freire visitou Dom Fernando Saburido na Arquidiocese de Olinda e Recife e comentou sobre a preocupação com a preservação e restauração do Seminário de Olinda, onde começou o movimento para a Revolução Pernambucana de 1817, que completa 200 anos no dia 6 de março. Ele foi ainda no espaço do projeto Aria Social, em Piedade, tocado há 25 anos pela empresária Cecília Brennand e esteve no Monte Guararapes, demonstrado intenção que viabilizar ajuda financeira para a recuperação daquele local.
Entre os projetos que deseja resgatar, estão o Pixinguinha, que unia shows de cantores experientes, com apresentações de abertura de novos talentos. Na Fundação Nacional de Artes (Funarte), para cujo comando escolheu o ator Stepan Necessian, também quer trazer de volta o Mambembe, contemplando grupos de teatro.
Veja também

Podcast
Canal Saúde - Não fique tonto, procure um otorrino!
