Ministro da Cultura visita Rádio Folha

Roberto Freire elogia Folha FM pela valorização do Frevo

Ministro da Cultura, Roberto Freire, saiu em defesa da indicação de Maria do CéuMinistro da Cultura, Roberto Freire, saiu em defesa da indicação de Maria do Céu - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

O ministro da Cultura, Roberto Freire, que veio a Pernambuco para as comemorações dos 110 anos do Frevo, e outras agendas em Recife e Olinda, participou do Programa Conexão Notícias, com apresentação de Jota Batista e de Tatiana Meira, editora do carderno Diversão & Arte da Folha de Pernambuco, nos estúdios da Rádio Folha FM-96.7, nessa sexta-feira (10). Freire, que assumiu a pasta da Cultura há pouco mais de três meses, fez questão de elogiar a emissora por difundir, durante todo o ano, o Frevo e outras expressões culturais, lamentando que “seja necessário uma lei para obrigar as rádios locais a tocar o Frevo”. O Ministro falou sobre diversos temas atuais do setor, como as mudanças na Lei Rouanet e o Fundo Nacional de Cultura, a necessidade de reforma do Seminário de Olinda, a proposta de retorno do Projeto Pixinguinha e a ampliação das Parcerias Público Privadas (PPPs).

Entre as novidades, o Ministro Roberto Freire anunciou que a próxima edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo vai itinerar para outras cidades brasileiras, como Garanhuns, em Pernambuco e Fortaleza, no Ceará, em parceria para utilizar a estrutura do Serviço Nacional do Comércio (Sesc). Sobre a Lei Rouanet, o ministro defende que não se deve demonizá-la, mas discutir como melhorá-la na sua aplicação. Para sanar as distorções, quer limitar os tetos dos valores dos projetos, através de uma instrução normativa. "Não é a lei a responsável pelos desvios e sim os gestores, a fiscalização que não existiu e a má fé de muitos que desviaram. Mas, por exemplo, o Paço do Frevo existe por conta da Lei Rouanet",

No tocante ao assunto Cinema, setor que cresce cerca de 9% ao ano, Freire disse que “o Brasil precisa começar a crescer na criatividade, na excelência. Não é só um número, é também qualidade", referindo-se ao Festival de Berlim, que terá 12 produções brasileiras, incluindo o longa "Joaquim", do diretor pernambucano Marcelo Gomes, concorrendo ao prêmio principal, com a história do mártir nacional, Tirandentes.

Freire visitou Dom Fernando Saburido na Arquidiocese de Olinda e Recife e comentou sobre a preocupação com a preservação e restauração do Seminário de Olinda, onde começou o movimento para a Revolução Pernambucana de 1817, que completa 200 anos no dia 6 de março. Ele foi ainda no espaço do projeto Aria Social, em Piedade, tocado há 25 anos pela empresária Cecília Brennand e esteve no Monte Guararapes, demonstrado intenção que viabilizar ajuda financeira para a recuperação daquele local.

Entre os projetos que deseja resgatar, estão o Pixinguinha, que unia shows de cantores experientes, com apresentações de abertura de novos talentos. Na Fundação Nacional de Artes (Funarte), para cujo comando escolheu o ator Stepan Necessian, também quer trazer de volta o Mambembe, contemplando grupos de teatro.

Veja também

Canal Saúde - Não fique tonto, procure um otorrino!
Podcast

Canal Saúde - Não fique tonto, procure um otorrino!

Canal Saúde - Campanha alerta sobre o cuidado da voz na Covid-19
Podcast

Canal Saúde - Campanha alerta sobre o cuidado da voz na Covid-19