CULTURA

Museu do Homem do Nordeste recebe performance de artistas sobre colonialismo e a escravatura

Resultado de pesquisa faz reflexão sobre anúncios de pessoas escravizadas nos jornais brasileiros do século XIX

Museu do Homem do NordesteMuseu do Homem do Nordeste - Foto: Divulgação/Fundaj

O Museu do Homem do Nordeste (Muhne), equipamento cultural vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), recebe, no dia 29, às 16h, a performance "Alva Escura", uma criação dos artistas Dori Nigro e Paulo Pinto. A apresentação é gratuita e tem duração de 30 minutos. "Alva Escura" foi premiada em 2022 pela   Direção-Geral das Artes (DGArtes), órgão ligado ao Ministério da Cultura da República Portuguesa. Esta será a primeira apresentação em Pernambuco da performance, que já passou pelo Theatro José de Alencar, em Fortaleza, no Ceará.

 

“Alva Escura” é uma performance que nasce de uma pesquisa contínua dos artistas, iniciada em 2007, sobre anúncios de venda, aluguel e busca de pessoas escravizadas, nos jornais brasileiros do século XIX, e receitas de comidas coloniais que atravessam os tempos. “É uma ação simples e provocadora, que aponta uma herança que recai sobre nós. É um trabalho que confronta passados presentes, desenhamos diálogos de alteridade, onde a palavra é notícia, receita, oração, revelando uma canção imagética que arranha in/consciências”, declaram os artistas.

Sobre os artistas 

Dori Nigro (Olinda, PE) e Paulo Pinto (Juazeiro do Norte, CE) são performers, arte-educadores, pesquisadores com passagem pela Universidade Católica de Pernambuco, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Companheiros de vida/arte que atuam ativando temáticas ligadas à ancestralidade/espiritualidade, memórias pessoais/familiares/sociais, herança colonial, corpos dissidentes, educação/saúde mental.

Veja também

Cartórios de Paulista realizarão casamento coletivo gratuito para 120 casais
CASAMENTOS

Cartórios de Paulista realizarão casamento coletivo gratuito para 120 casais

Senac abre inscrições para curso de Barbeiro em Paulista
OPORTUNIDADE

Senac abre inscrições para curso de Barbeiro em Paulista

Newsletter