A-A+

FOLHA NOTÍCIAS

Neurologista Renata Andrade confirma que existe prevenção para o Alzheimer

A doença afeta a memória, o comportamento e outras funções mentais de forma progressiva

Neurologista Renata AndradeNeurologista Renata Andrade - Foto:

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que não tem cura e aqui no Brasil ao menos 1 milhão e 200 mil pessoas vivem com alguma forma de demência. Em todo o mundo, o número chega a 55 milhões, com 10 milhões de novos casos por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema afeta a memória, o comportamento e outras funções mentais de forma progressiva. Nos estágios mais avançados, impede a pessoa de exercer suas atividades diárias, reconhecer os outros e se comunicar adequadamente. Para esclarecer as dúvidas com relação à doença, o jornalista Germano Rodrigues conversou no Podcast Folha Notícias com a neurologista Renata Andrade.


A médica enfatizou que mesmo sem cura, existe como prevenir a doença.  “Hoje a gente sabe que uma das coisas que tem maior impacto na prevenção e controle do quadro de demência é uma atividade física regular ao longo da vida, além de manter o cérebro ativo”, afirma Renata. 


A neurologista explicou que existem alguns genes que estão relacionados a uma maior predisposição para desenvolver a doença, mas que um estudo genético nem sempre é adequado.  “Não é recomendada uma triagem genética em toda a população, de forma indiscriminada, porque nem todo paciente que é portador de uma alteração genética vai desenvolver a doença. O diagnóstico do Alzheimer, diferente de muitas doenças, é mais baseado na avaliação clínica”, conclui a médica. 


O podcast Folha notícias é veinculado todos os dias pelo instagram, spotify, deezer e soundlcoud da Rádio Folha 96,7 FM.

Veja também

A rádio Matraquinha desta semana homenageia os contadores de história
RÁDIO MATRAQUINHA

A rádio Matraquinha desta semana homenageia os contadores de história

Cidade de Aparecida, em São Paulo, e o turismo Religioso
FOLHA TURISMO

Cidade de Aparecida, em São Paulo, e o turismo Religioso