FOLHA NOTÍCIAS

Neurologista Renata Andrade confirma que existe prevenção para o Alzheimer

A doença afeta a memória, o comportamento e outras funções mentais de forma progressiva

Neurologista Renata AndradeNeurologista Renata Andrade - Foto:

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que não tem cura e aqui no Brasil ao menos 1 milhão e 200 mil pessoas vivem com alguma forma de demência. Em todo o mundo, o número chega a 55 milhões, com 10 milhões de novos casos por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema afeta a memória, o comportamento e outras funções mentais de forma progressiva. Nos estágios mais avançados, impede a pessoa de exercer suas atividades diárias, reconhecer os outros e se comunicar adequadamente. Para esclarecer as dúvidas com relação à doença, o jornalista Germano Rodrigues conversou no Podcast Folha Notícias com a neurologista Renata Andrade.


A médica enfatizou que mesmo sem cura, existe como prevenir a doença.  “Hoje a gente sabe que uma das coisas que tem maior impacto na prevenção e controle do quadro de demência é uma atividade física regular ao longo da vida, além de manter o cérebro ativo”, afirma Renata. 


A neurologista explicou que existem alguns genes que estão relacionados a uma maior predisposição para desenvolver a doença, mas que um estudo genético nem sempre é adequado.  “Não é recomendada uma triagem genética em toda a população, de forma indiscriminada, porque nem todo paciente que é portador de uma alteração genética vai desenvolver a doença. O diagnóstico do Alzheimer, diferente de muitas doenças, é mais baseado na avaliação clínica”, conclui a médica. 


O podcast Folha notícias é veinculado todos os dias pelo instagram, spotify, deezer e soundlcoud da Rádio Folha 96,7 FM.

Veja também

Cartórios de Paulista realizarão casamento coletivo gratuito para 120 casais
CASAMENTOS

Cartórios de Paulista realizarão casamento coletivo gratuito para 120 casais

Senac abre inscrições para curso de Barbeiro em Paulista
OPORTUNIDADE

Senac abre inscrições para curso de Barbeiro em Paulista

Newsletter