O atendimento humanizado é uma tendência no ambiente hospitalar; ouça
Hospital Miguel Arraes já observa resultados na recuperação de pacientes com a humanização dos pacientes.
A humanização das relações e do cuidado com o ser humano, no ambiente hospitalar, é uma preocupação diária dos profissionais de saúde, do Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista. O atendimento humanizado é uma das grandes tendências atuais da assistência em saúde, exigindo dos profissionais a habilidade em saber ouvir, aconselhar e respeitar os anseios dos pacientes junto com os familiares, para a evolução digna e satisfatória do tratamento.
Para explicar sobre o atendimento hospitalar humanizado, o âncora da Rádio Folha FM 96,7, Jota Batista, conversou com o psicólogo, do HMA, Diógenes Martins.
Segundo Diógenes um artifício essencial para trabalhar a humanização no hospital é o acolhimento. “O paciente quando ele se encontra hospitalizado, nós trabalhamos esse acolhimento, dele e de sua família, uma vez que esse paciente está longe da sua casa e o que ele precisa nesse momento é ser assistido de uma forma mais humana possível”, afirma o psicólogo.
Ele também alega que a família é muito importante e que faz parte do processo de hospitalização e recuperação do paciente. “Quando o paciente entra no hospital, ele vai ser atendido por pessoas desconhecidas, então é muito importante que a família esteja acompanhando esse momento, apesar de que as informações reais do quadro clínico tenham de ser passadas para o paciente, mas a família é um ponto muito importante nesse ajuste” diz Diógenes Martins.
Confira esta edição do Canal Saúde na integra acessando o player abaixo: