CANAL SAÚDE

Perigos da escoliose são debatidos no Canal Saúde; ouça

O âncora Jota Batista conversou, na Rádio Folha 96,7 FM, com o ortopedista de coluna Rodrigo Castro

EscolioseEscoliose - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras. A deformidade pode ser vista olhando a pessoa de costas. Vale destacar que a condição não decorre de maus hábitos posturais.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o ortopedista de coluna Rodrigo Castro.

"Escoliose é um termo que a gente utiliza para determinar que a coluna sofre uma deformação, que pode ser de dois tipos: em formato da letra 'S' ou em formato da letra 'C'", disse o convidado.

Rodrigo Castro detalhou cada um dos quatro tipos de escoliose: as sem fator originário conhecido, as congênitas, as neuromusculares e as relacionadas a síndromes genéticas. Ele explicou, também, os riscos de uma escoliose que se desenvolve muito cedo na criança, destacando a importância do diagnóstico precoce.

"O grande fator relevante na escoliose é a gente saber se [o paciente] está em crescimento ósseo ou não, porque a progressão da curva é diretamente relacionada à capacidade de o osso estar em crescimento. Então, quanto mais precoce uma escoliose, pior vai ser o resultado a longo prazo", alertou o ortopedista. "É importantíssimo que o diagnóstico seja entendido pelas pessoas, para que as próprias mãesm olhando seus filhos, tenham isso o mais precocemente possível", completou, lembrando que a escoliose não traz sintomas.

Rodrigo Castro explicou que a forma de tratamento varia de acordo com o grau da deformidade causada pela escoliose, destacando que as atividades físicas não são necessariamente capazes de corrigir as deformações.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo:

  

     

Veja também

Férias no Museu: Instituto Ricardo Brennand tem agenda especial para a criançada
FÉRIAS

Férias no Museu: Instituto Ricardo Brennand tem agenda especial para a criançada

Festival de Humor do Clube de Comédia Recifense segue até o fim de julho
COMEDY

Festival de Humor do Clube de Comédia Recifense segue até o fim de julho

Newsletter