CANAL SAÚDE

Perigos do câncer de pulmão são debatidos no Canal Saúde; ouça

O âncora Jota Batista conversou no Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, com o cirurgião Bernardo Nicola

Câncer de pulmãoCâncer de pulmão - Foto: Arquivo Folha de Pernambuco

O câncer de pulmão é o tipo que mais causa mortes no Brasil e no mundo. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença, seguido pela exposição ao ar poluído e a agentes químicos ou físicos.

Ao contrário do que muitos pensam, o câncer de pulmão tem cura. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, maiores são as chances de recuperação do paciente. Neste sentido, o rastreamento do câncer de pulmão é uma estratégia fundamental no combate à doença.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o cirurgião torácico Bernardo Nicola.

O convidado explicou a grande importância da realização de campanhas antitabagismo, destacando que elas podem fazer muita diferença no sentido da prevenção ao câncer de pulmão no Brasil.

"O tabagismo é o principal fator de risco [para o câncer de pulmão]. É interessante que, com isso, a gente tem a chance de, com uma simples ação, com trabalhos de combate ao tabagismo, ter uma boa eficácia em diminuir a incidência dessa doença na população", disse o cirurgião. "85% dos casos de câncer de pulmão são relacionados ao tabagismo", completou.

Bernardo Nicola falou, ainda, a respeito do diagnóstico precoce do câncer de pulmão, das formas de tratamento da doença e dos riscos que ela representa. O cirurgião deu ênfase à grande evolução por que a Medicina vem passando na área oncológica.

"A cirurgia torácica e a oncologia torácica têm mudado absurdamente a cada ano, a cada dois anos. A gente está tendo que pensar, a cada ano, como que a gente trata esses pacientes", pontuou o convidado.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo:

Veja também

Planejamento Reprodutivo: como uma mulher de mais de 40 pode ter uma gravidez segura
GRAVIDEZ

Planejamento Reprodutivo: como uma mulher de mais de 40 pode ter uma gravidez segura

Novo livro com abordagem LGBTI+ na publicidade é lançado pelo publicitário Lucas Jansen 
LGBTI+

Novo livro com abordagem LGBTI+ na publicidade é lançado pelo publicitário Lucas Jansen 

Newsletter