CÂNCER DE MAMA

Prefeitura do Recife disponibiliza mais de 2 mil vagas para exames no mamógrafo móvel em dezembro

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama

Mamógrafo móvel da Prefeitura do RecifeMamógrafo móvel da Prefeitura do Recife - Foto: Ikamahã/Sesau

Neste mês, estão sendo oferecidas 2.120 vagas para realização do exame o mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife. As moradoras da cidade com idades entre 50 e 69 anos precisam agendar a mamografia previamente nos locais onde o caminhão irá circular. O veículo passará por 27 ações em diversos bairros da cidade. A programação completa pode ser conferida no site da PCR.  

Diariamente, serão oferecidas 80 vagas (40 em cada turno) em cada local onde o mamógrafo móvel estará estacionado, exceto no dia 11 de dezembro, quando serão disponibilizadas 40 vagas. Além de realizar o agendamento prévio, no dia do exame é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Nos locais do exame, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento físico deve ser respeitado. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar um encaminhamento. O resultado dos exames sai em até 20 dias na unidade onde o caminhão ficou estacionado ou na unidade mais próxima do local da ação.

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. De janeiro a setembro deste ano, o mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife já realizou 9.589 exames. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento de rastreamento a cada dois anos.

Este mês, o Mamógrafo Móvel da Prefeitura do Recife estará em recesso entre os dias 19 e 31 de dezembro. Durante este período, os exames de mamografia continuarão sendo realizados por meio de encaminhamento nas unidades convencionais. Em janeiro, o serviço voltará a funcionar normalmente.

COMO IDENTIFICAR - As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

Veja também

Hepatites virais: Prevenção, tipos e tratamentos; ouça
CANAL SAÚDE

Hepatites virais: Prevenção, tipos e tratamentos; ouça

Café e chocolate: saiba as principais semelhanças e diferenças
CONEXÃO CAFÉ

Café e chocolate: saiba as principais semelhanças e diferenças