CULTURA

Primeira edição do “No Meu Bairro Tem Axé” homenageia terreiro na Cidade Tabajara, em Olinda

O evento acontece neste sábado, 27, das 15h às 23h com grande programação aberta

Maracatu de Baque SoltoMaracatu de Baque Solto - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A palavra “Axé” tem origem no idioma iorubá e representa o poder, a energia e a força presentes nos seres vivos e nos objetos, dialogando com os ensinamentos das religiões africanas e afro-brasileiras. As crenças que foram trazidas de África pelos homens e mulheres negras escravizadas por muito tempo tiveram que usar do sincretismo para resistir ao longo do tempo, mas não mais.

O evento “No  Meu Bairro tem Axé” traz destaque para os bairros da Região Metropolitana do Recife em que existem terreiros e premiam a atuação das suas lideranças para o bairro no qual estão localizados. A primeira edição do evento acontece neste sábado, 27 de novembro, das 15 às 23h, no bairro Cidade Tabajara, em Olinda, na Grande Recife, para homenagear a Iyalorixá do terreiro Ylê Axé Egunytá, Mãe Jane de Oya. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Patrícia Breda, da Rádio Folha 96,7 FM, entrevistou um dos idealizadores e coordenadores do evento Maxwell Lobato, no programa Folha na Tarde desta sexta-feira, 26.

O lançamento do projeto no mês de novembro celebra o mês da Consciência Negra, mas deve acontecer mensalmente em diferentes bairros da Região Metropolitana do Recife para que as religiões de matriz africana sejam celebradas e suas contribuições para a região onde estão sediadas sejam homenageadas.

A iyalorixá inaugurou o seu primeiro terreiro no bairro de Jatobá, em Olinda, e anos depois se mudou para a Cidade Tabajara, onde colabora ativamente para melhorias para o povo de terreiro e para a comunidade que já por várias vezes foi contemplada com doação de cestas básicas, e com o projeto governamental Leite para Todos. O desejo futuro  de mãe Jane de Oya é inaugurar a sede do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Social (NANCI) para dar assistência à saúde, à educação e a questões judiciais paras as comunidades dos arredores do terreiro.

Além disso, o evento tem o objetivo articular artistas, coletivos, terreiros, movimentos em prol da defesa e fluição da cultura e da arte popular afro-brasileira e indígena em Pernambuco, contando também com apresentações artísticas de grupos locais de maracatu, afoxé, côco de roda, entre outros ritmos. A programação da primeira edição conta com apresentações da Nação Mulambo, Interversão Poética, Coco do mestre Biu, SLAM Negro, Los Negrones, Dj Isa ou Isa.

O evento é realizado pelo Centro Cultural Quilombo de Pindoramas e pelo Levante Popular da Juventude, apoiado pela Prefeitura de Olinda; Campanha Mãos Solidárias; Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ; Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Marcha Mundial das Mulheres (MMM) ; Consulta Popular; do Sindicato do Bancários; terreiro Ilê Axé Oyá Ogunytá, deputado federal Carlos Veras, vereadora Flávia Hellen, Ozograf, Mercadinho Cristal, Wellington Mesas e Cadeiras, Pitter Gráfica, Ilê Sobô Nirê Mafá - Casa de Malunguinho, Côco de Dendê e Côco de Mestre Biu.

Serviço: “No Meu Bairro Tem Axé”

Local: rua Dinamarca, S/N, Cidade Tabajara, Olinda. (Antiga feira livre da Cidade Tabajara)
Quando: 27 de novembro de 2021 (sábado), das 15 às 23h

Entrada: gratuito 

Veja também

Cartórios de Paulista realizarão casamento coletivo gratuito para 120 casais
CASAMENTOS

Cartórios de Paulista realizarão casamento coletivo gratuito para 120 casais

Senac abre inscrições para curso de Barbeiro em Paulista
OPORTUNIDADE

Senac abre inscrições para curso de Barbeiro em Paulista

Newsletter