RADIONOVELA

Rádio Folha FM apresenta último episódio de Cidade dos Karianthos

A radionovela foi adaptada de livro do escritor Valdir Oliveira

Foto:

A RÁDIO FOLHA FM-96,7, conclui esta semana a veiculação dos cinco episódios da radionovela A Cidade dos Karianthos, adaptada do livro homônimo do escritor Valdir Oliveira. As apresentações, no espaço da emissora para radioteatro, aconteceram todas as sextas deste mês, às 17h, com reprise aos domingos, às 11h. Cidade dos Karianthos é um livro infanto juvenil com 208 páginas, com uma versão impressa e uma versão em áudio.  Vinte atores e atrizes participam do projeto. O roteiro e direção é do próprio autor. A versão impressa da obra, com apoio do Funcultura, leva o selo da editora Escrituras, de São Paulo, que fica responsável pela distribuição em território nacional. O livro tem  três partes: A Fruta da Vida Infinita, O Segredo das Árvores e Garganta da Serpente.
A versão sonora do livro tem como público alvo principalmente crianças, adolescentes e jovens com deficiência visual. É uma forma de possibilitar que a obra possa alcançar esse seguimento da população, através da distribuição em entidades de cegos de Pernambuco. Para a gerente da Folha FM, Marise Rodrigues, “só temos a agradecer a liberação desse material de tanta qualidade, que enriqueceu a nossa programação do mês das crianças, com esse conteúdo de um dos mais importantes livros do jornalista e escritor Valdir Oliveira. Este tipo de produto, inclusive pela importância para acessibilidade de pessoas cegas, nos faz entender que estamos no caminho certo em manter esse espaço de valorização da literatura e do teatro nas ondas do radio, seguindo os passos das grandes produções de radionovelas, na Era de Ouro do Radio.” 

SINOPSE 


Cidade dos Karianthos tem como personagem central Kauy, que conduz a história narrando a jornada em primeira pessoa. Neste último episódio o Sr. Karianthos, que tem a forma de árvore, é levado pelo vento até a colina do Kundun. Kauy e a amiga Luane precisam encontrá-lo e também à sra Karianthos, mas terão pela frente as ameaças da Kartiona Solitária, uma ave gigante e perigosa. Precisam ser rápidos, porque se não chegarem a tempo, a mansão karianthos poderá ser vendida para construção de uma fábrica de refrigerantes. Tudo isso você acompanha no quinto episódio cheio de emoções e surpresas.

Elenco


Para atuar na interpretação dos personagens estão os atores Tatto Medinni, que interpreta Kauy. Luane, é interpretada por Melissa Baraúna. No elenco estão ainda Marília Mendes (Dona Aufânia), Roberto Vasconcelos (Sr. Deodor), Beta Ferralc (Dona Bambuzeira), Adriano Cabral (Sr. Melan), Renata Phaelante (Sra. Karianthos), Washington Machado (Sr. Karianthos), Ismael Holanda (Lâmpada), Luiz Bringel (Rato Kiut), Silvia Delange (Sra. Atineia), Marcos Araújo (Sr. Arturo), Janilson Puran (vendedor de canetas).

Sound Design


O desenho de som (sound design) ficou a cargo de Fábio Barros, responsável pela gravação, produção de Foley (efeitos sonoros) e inserção de trilhas que dão ao audiolivro uma linguagem específica, assemelhando-se  a um filme em versão apenas sonora. Fábio também compôs algumas músicas além de Saulo Santos e da Nômade Orquestra, de São Paulo, que disponibilizou a música Vênus, para fazer parte da trilha. As ilustrações e capa são de Bruno Gomes. Bruno já ilustra para várias editoras do país.

O autor


A Cidade dos Karianthos é o décimo, de um total de onze livros lançados pelo escritor Valdir Oliveira, que também é jornalista e mestre em comunicação.  Para o público infantil já publicou as seguintes obras: Fábulas de Gente, pela editora Bagaço, também em áudiobook, também premiado pelo Funcultura; A Lagartinha Sapeca e Na Toca do Sapo, pela editora Bagaço;  O Lápis Apaixonado, pela Ulisses Editora; Os Olhos de Ilberon, pela Editora Cubzac e que teve a segunda edição completa adquirida pela Secretaria de Educação do Estado, sendo distribuído em escolas da rede oficial de ensino. Para o público adulto publicou Notícia no Ar (livro técnico na área de rádio), Depois do Desejo (contos e roteiros) Editora Bagaço, O Rei do Zodíaco (Polys Editora), romance também aprovado no Funcultura) e Diário Diagonal, pela editora Chiado, de Lisboa, com distribuição em Portugal e no Brasil.
Além, da literatura, Valdir Oliveira também é professor universitário, ator, roteirista e diretor, tendo realizado especiais de ficção e vídeos para a Rede Globo, inclusive para o quadro Brasil Total, do Fantástico. Autor e diretor da série de ficção Os Ovos da Raposa, em 13 episódios, exibidos este ano, em rede nacional pela TV Brasil, TV Cultura e afiliadas;  autor e roteirista das minisséries Santo Por Acaso e Cruzamentos Urbanos, do SBT Nordeste. Diretor da Série Poetas e Prosadores Pernambucanos, e foi apresentador do programa Som das Letras, na Rádio Folha FM, ambos  aprovados pelo Funcultura. Roteirista e diretor da série Camões dos Lusíadas e dos Cordéis, realizada no Brasil e em Portugal, com exibição nacional pela TV Brasil. Tabanka, série sobre a Guiné Bissau, realizada no Continente Africano exibido pela TV Universitária. Há dez anos Apresenta atualmente o programa Opinião Pernambuco, na TV e Rádios Universitárias.

Veja também

Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas
INVESTIMENTO

Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas

CPRH e Depoma apreendem 87 aves em torneio irregular no agreste
MEIO AMBIENTE

CPRH e Depoma apreendem 87 aves em torneio irregular no agreste

Newsletter