Rádio Folha FM debate os desafios econômicos do próximo presidente

Economistas apontaram agenda de reformas como principal desafio da economia brasileira para 2019.

Economia precisa passar por reformas urgentes, aponta economista Gustavo Maia Gomes.Economia precisa passar por reformas urgentes, aponta economista Gustavo Maia Gomes. - Foto: Germano Rodrigues

No próximo dia 28 de outubro, os brasileiros vão escolher, entre Bolsonaro e Haddad, quem será o próximo presidente da nação. O ideário econômico de quem vai assumir os rumos do Brasil foi o tema do Folha Política desta quinta-feira (18). Os desafios de nossa economia foram debatidos pelo economista pernambucano Gustavo Maia e pelo também economista e pesquisador da FGV Samuel Pessoa. Ambos alertaram para uma agenda de reformas que deverá ser uma das primeiras ações do novo gestor do Brasil.
Reforma previdência e fiscal
Segundo Gustavo Maia, o momento político não contempla o debate das reformas. Para ele, o assunto está sendo negligenciado pelos candidatos que só devem tratar do assunto após o pleito. “Estamos praticamente vivendo um plebiscito, onde vão escolher se o PT vai voltar ou não. Mas, infelizmente, assuntos pertinentes estão sendo deixados de lado. Entretanto, o novo presidente não vai ter como fugir das reformas da previdência e fiscal”, pontuou.
Arranjo da economia
Já o professor Samuel Pessoa trouxe pontos que considera relevantes com a estabilidade fiscal além de reformas institucionais. “O desequilíbrio fiscal estrutural no Brasil atualmente gera um déficit de R$ 300 bilhões na economia. Para arrumar esse dinheiro, será preciso aumentar impostos, o que pode não ser saudável, ou promover uma série de corte de gastos públicos”, ressaltou.
Reformas institucionais
“O primeiro ponto é elevar a taxa de produtividade do trabalho. Esta taxa representa o resultado da produção do trabalhador diante o tempo dedicado ao expediente. Há 35 anos estamos praticamente parados enquanto os Estados Unidos cresceram cinco vezes mais neste período”, alertou Samuel Pessoa.

Veja também

Moradores da Ilha de Santana, em Olinda, sofrem com falta de água
Folha na Comunidade

Moradores da Ilha de Santana, em Olinda, sofrem com falta de água

Peça escrita pelo ator Júlio César vai ao ar na Rádio Folha

Peça escrita pelo ator Júlio César vai ao ar na Rádio Folha