RADIONOVELA

Rádio Folha FM faz homenagem ao Padre Cícero com radioteatro

A emissora leva ao ar a peça “O Julgamento do Padre Cícero - O Coração do Enígma”

Bombeiro coloca máscara facial na estátua do Padre CíceroBombeiro coloca máscara facial na estátua do Padre Cícero - Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

A estátua de Padre Cícero Romão Batista, de 27 metros de altura, construída há 51 anos, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, aos pés da qual os devotos pagam suas promessas, este ano recebeu uma máscara gigante, colocada por membros do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, para reforçar os cuidados com a Covid 19. A cidade, que entre 29 de setembro e 02 de novembro, tradicionalmente, recebe cerca de 300 mil pessoas na Romaria de Finados, este ano esteve praticamente vazia. Devido às restrições da Pandeia, as romarias, que levam cerca de dois milhões de pessoas ao juazeiro do Norte durante o ano, foram suspensas em 2020. As homenagens de finados foram com programação exibida pela TV Web Mãe das Dores, canal da Basílica de Juazeiro do Norte.  Mas, mesmo orientados a não comparecer, muitos fiéis chegaram à cidade, e em grupos de 24 pessoas puderam visitar o túmulo do “Padim Ciço”, na capela de nossa senhora das Dores, onde está sepultado. Por este motivo a homenagem da Rádio Folha FM 96,7 que leva ao ar a peça “O Julgamento do Padre Cícero - O Coração do Enígma.”

De autoria do escritor Moisés Monteiro de Melo Neto, a peça foi adaptada para o rádio em 2016, sendo a primeira produção do espaço dedicado ao radioteatro da emissora. Moisés Neto é professor, Doutor em Teoria da Literatura, escritor premiado e ator. Ele interpreta Padre Cícero, e o ator Douglas Duan, interpreta o inquisidor. A direção é de Rudimar Constâncio. A peça retrata vários aspectos da vida de Padre Cícero Romão Batista, importante e polêmico líder religioso brasileiro, nascido no Ceará e que faleceu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade, em Juazeiro do Norte. A  peça “O Julgamento do Padre Cícero - O Coração do Enígma.” Vai ser transmitida nesta sexta-feira(06), às 17h, com reprise domingos(08), às 11h.

Os milagres
Em 1889, conta-se que, durante uma missa na igreja de Juazeiro (CE), a hóstia consagrada por ele transformou-se em sangue na boca de uma mulher. A partir daí foi considerado um “milagreiro”. Desde o início, a Igreja Católica não concordou com os acontecimentos, considerando-o como místico e proibindo-o de exercer o sacerdócio. Padre Cícero nunca obedeceu aos repetidos decretos do Santo Ofício a seu respeito. E em 04 de abril de 1894, declaravam falsos os pretensos milagres de Juazeiro e em 19 de fevereiro de 1897, impôs ao padre afastar-se de Juazeiro, sob pena de excomunhão, o que aconteceu pela Carta do Núncio Apostólico de 14 de abril de 1917. 

Padre Cicero foi prefeito da Cidade de Juazeiro por 15 anos. Morreu no ano de 1934, tornando-se uma das principais figuras religiosas da história do país e é considerado um santo, por muitas pessoas religiosas, principalmente do Nordeste brasileiro. Em dezembro de 2015, três anos depois de assumir o Vaticano, o Papa Francisco, emitiu um documento perdoando Cícero pelas punições impostas pela Igreja entre os anos de 1892 e 1926, e, desta forma, possibilitou a reabilitação do padre Cícero Romão Batista dentro da Igreja Católica.

Muito mais do que um drama folhetinesco sonoro, Moisés Neto pretende mostrar o drama vivido por padre Cícero, e estimular a imaginação dos ouvintes. A sonoplastia, a cargo do operador de áudio Anderson Ricardo, enriqueceu a peça com sons e ruídos, como trovões, sinos, passagem de tempo, passos e efeitos os mais variados. O espaço, segundo a gerente da emissora, Marise Rodrigues, “fortalece a cultura, principalmente nestes tempos de pandemia, onde a Folha FM abriu novos espaços a esse tipo de trabalho, fazendo ressurgir os tempos das rádionovelas, que forjaram grandes nomes da nossa dramaturgia. E quando a estátua de Padre Cicero, no Juazeiro do Norte, está com máscara, num alerta aos cuidados com a Pandemia, nos estimula ainda mais a fazer essa homenagem à sua história.” Você pode acompanhar a apresentação da peça O Julgamento do Padre Cícero - O Coração do Enígma pelo dial 96,7 FM ou pela internet pelo endereço radiofolhape.com.br.

 

 

Veja também

Canal em Olinda tira sossego de moradores
Folha na Comunidade

Canal em Olinda tira sossego de moradores

Rádio Folha faz homenagem a Chico Science em espaço do radioteatro
RADIONOVELA

Rádio Folha faz homenagem a Chico Science em espaço do radioteatro