Cristo Redentor no Monte do Corcovado, Rio de Janeiro
Cristo Redentor no Monte do Corcovado, Rio de JaneiroFoto: Reprodução / Internet

Mais uma produção da Rádio Folha FM 96,7 voltada para o tema do humor, é veiculada no espaço do radioteatro da emissora nessa semana. “O Tipo Brasileiro” será apresentada na sexta-feira, 17, no Momento Cultural e no domingo, 19, às 11h no programa “O Melhor da Música.” De autoria de Joaquim José de França Júnior, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1838. Ele escreveu inúmeras comédias com teor crítico aos “usos e costumes” sociais do século XIX, “O Tipo Brasileiro”, não foge à regra e faz uma severa, porém bem humorada crítica, aos estrangeirismos da época. A história central traz o senhor Teodoro, que reserva a filha Henriqueta para o inglês Mr. John Read, que é desmascarado por seu rival Henrique, o qual se finge de francês.

No elenco, o comunicador Jota Ferreira como Senhor Guilherme; o jornalista Marcos Toledo é Senhor Areas; A repórter Jacielma Cristina é Henriqueta Paixão, Senhora Gilda; o jornalista da Folha FM é Anderson Bandeira. A edição e sonoplastia é de Anderson Ricardo que também dá vida ao criado da casa. A direção de elenco é da Comunicadora da Folha FM, Patrícia Breda.

Joaquim José de França Júnior foi advogado, dramaturgo, jornalista e pintor brasileiro. Suas peças teatrais sempre fizeram muito sucesso entre a população. Escreveu cerca de vinte peças teatrais e comédias e é o patrono da cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras, da qual Urbano Duarte de Oliveira é fundador. Morreu em Poços de Caldas/MG, em 1890. Em 1980, todas as peças de França Júnior foram reunidas em "O Teatro de França Júnior", em dois volumes.

colabore com a folha

comece o dia bem informado: