Raul Jungmann na Folha FM

O ministro da Defesa mostra preocupação e empenho para melhor proteger as fronteiras do Brasil

Confira as principais manchetes de hojeConfira as principais manchetes de hoje - Foto: Divulgação


O programa Folha Política desta quinta feira (22), teve a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann. Durante a entrevista, foi discutido o atual contexto político do país e do mundo e o papel das Forças Armadas no Brasil.

Na discussão, Raul Jungmann se mostrou preocupado com a vinda de venezuelanos no país. Para ele, a crise econômica é o princípio de uma crise humanitária, pela escassez de alimentos e de remédios. Cruzar as fronteiras do Brasil pode significar um peso muito grande para o sistema de saúde. “Para ter ideia, em três meses e meio os casos de malária subiram de 46 para 125, então, isso é um motivo de preocupação”, afirmou. Para proteger as fronteiras, o ministro afirma que já estabeleceu um decreto que cria o plano integrado de fronteiras e que no ano de 2017 vai a todos os postos de fronteiras do país. “Recentemente estive em Mato Grosso do Sul. Firmei o compromisso de a cada 90 dias voltar lá para ver o andamento de todas as ações que estão sendo feitas.”, concluiu.

Ainda na entrevista, o ministro foi questionado sobre a circulação do exército nas ruas do Recife e se isso viria a ser um indício de Golpe Militar. De forma clara o ministro explica que o os militares estão à disposição da sociedade de maneira democrática e que se alguém tentar contra isso, eles serão um obstáculo. “Essa possibilidade que alguns levantam em torno dos militares é simplesmente zero. Evidentemente que eles se levantarão contra a qualquer um que quiser ferir a democracia e serão a favor dela.”, explica.

As fronteiras brasileiras possuem mais de 17 mil quilômetros, sendo a terceira maior do mundo. Raul Jungmann lembra que o Brasil possui problemas nas fronteiras por serem marcadas por crimes, drogas e contrabando. Mas, que vai responder cada vez mais a essas ameaças que possam aparecer.

Veja também

Mistério no Radioteatro da Folha FM
RADIONOVELA

Mistério no Radioteatro da Folha FM

Moradores de Caetés 3, em Abreu e Lima, reclamam do abandono da UPA no município
Folha na Comunidade

Moradores de Caetés 3 reclamam do abandono da UPA