CANAL SAÚDE

Riscos do consumo da carne de planta são debatidos no Canal Saúde; ouça

O âncora Jota Batista conversou, na Rádio Folha 96,7 FM, com o nutricionista André Nascimento

CarneCarne - Foto: Arquivo Folha de Pernambuco

A carne de planta é uma das novas opções disponíveis nos supermercados, principalmente para o público vegetariano. Especialistas afirmam que este alimento tem baixo valor nutricional, além de grande possibilidade de trazer danos a saúde, por se enquadrar na categoria dos produtos processados.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o nutricionista André Nascimento, professor de Nutrição da UniNassau.

"Carne de planta foi um termo criado pela indústria alimentícia para lançar um produto com o intuito de fazer com que pessoas que já consumiam proteínas de origem animal também tivessem a oportunidade de consumi-las em origem vegetal", explicou o convidado. "Essa carne de planta é uma mistura de proteína texturizada da soja, da ervilha, do grão-de-bico. Quando se junta tudo isso, a gente não tem um alimento, mas sim um preparado. E tudo que é preparado é processado", completou.

André Nascimento detalhou os prejuízos que a carne de planta pode trazer à saúde e, também, diferenciou a carne de planta da carne de jaca, tanto em relação ao sabor quanto do ponto de vista nutricional.

"O grão-de-bico, a ervilha, a lentilha, a soja, todos esses alimentos contêm proteína de origem vegetal. Diferentemente da carne de jaca, porque a jaca, em si, não contém proteína na polpa. A jaca é uma fruta e frutas são alimentos ricos em carboidratos", disse o nutricionista. "Não tem sabor de jaca, há um tempero que reduz muito o sabor", seguiu.

O convidado fez, ainda, recomendações a respeito do preparo e do consumo da carne de soja, outra alternativa relativamente recente na alimentação.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo:

Veja também

Lar mantido pela Fundação Terra faz campanha  por doações do Imposto de Renda
SOLIDARIEDADE

Lar mantido pela Fundação Terra faz campanha por doações do Imposto de Renda

Sessão solene na Alepe marcará os 6 anos do Conselho dos Técnicos Industriais
SOLENIDADE

Sessão solene na Alepe marcará os 6 anos do Conselho dos Técnicos Industriais

Newsletter