CANAL SAÚDE

Riscos do consumo da carne de planta são debatidos no Canal Saúde; ouça

O âncora Jota Batista conversou, na Rádio Folha 96,7 FM, com o nutricionista André Nascimento

CarneCarne - Foto: Arquivo Folha de Pernambuco

A carne de planta é uma das novas opções disponíveis nos supermercados, principalmente para o público vegetariano. Especialistas afirmam que este alimento tem baixo valor nutricional, além de grande possibilidade de trazer danos a saúde, por se enquadrar na categoria dos produtos processados.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o nutricionista André Nascimento, professor de Nutrição da UniNassau.

"Carne de planta foi um termo criado pela indústria alimentícia para lançar um produto com o intuito de fazer com que pessoas que já consumiam proteínas de origem animal também tivessem a oportunidade de consumi-las em origem vegetal", explicou o convidado. "Essa carne de planta é uma mistura de proteína texturizada da soja, da ervilha, do grão-de-bico. Quando se junta tudo isso, a gente não tem um alimento, mas sim um preparado. E tudo que é preparado é processado", completou.

André Nascimento detalhou os prejuízos que a carne de planta pode trazer à saúde e, também, diferenciou a carne de planta da carne de jaca, tanto em relação ao sabor quanto do ponto de vista nutricional.

"O grão-de-bico, a ervilha, a lentilha, a soja, todos esses alimentos contêm proteína de origem vegetal. Diferentemente da carne de jaca, porque a jaca, em si, não contém proteína na polpa. A jaca é uma fruta e frutas são alimentos ricos em carboidratos", disse o nutricionista. "Não tem sabor de jaca, há um tempero que reduz muito o sabor", seguiu.

O convidado fez, ainda, recomendações a respeito do preparo e do consumo da carne de soja, outra alternativa relativamente recente na alimentação.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo:

Veja também

Recife recebe exposição gratuita de arte sobre câncer feminino e autocuidado
ARTE E SAÚDE

Recife recebe exposição gratuita de arte sobre câncer feminino e autocuidado

Instituto Ricardo Brennand promove ação educativa Peça a Peça
CULTURA

Instituto Ricardo Brennand promove ação educativa Peça a Peça

Newsletter