Podcast

Setembro amarelo é tema do Resgatando a Cidadania com o psicanalista, Magno Dias

Domingos Sávio conversa com o psicanalista sobre o mês de prevenção ao suicídio

Setembro AmareloSetembro Amarelo - Foto: Reprodução

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, a cada 45 minutos, uma morte por suicídio é registrada no país. Ele é ainda a terceira principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. No programa Resgastando a Cidadania dessa semana, o psicanalista clínico, escritor e especialista em psicologia social, Magno Dias aborda os motivos que podem levar alguém a cometer o suicídio, e o que podemos fazer para ajudar pessoas nessa condição.

Existe ainda grande dificuldades na identificação de sinais e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. "É muito importante podermos compreender que quando uma pessoas intenciona tirar a sua própria vida o julgamento é desnecessário. É importante entender que as circunstância que essa pessoa está vivenciando, qualquer outra pessoa também está sujeita a assim sofrer", explica o psicanalista.

O psicanalista explica que é errado as pessoas tomadas por crenças, entender que os motivos que podem levar alguém atentar contra a própria vida é a falta de coragem, atitude de corvadia e, algumas vezes, falta de fé. "Não se aplica esse tipo de construção de ideia, de pensamento, das pessoas que atentam contra a sua própria vida." , diz ele. Ao identificar alguém com pensamentos ou comportamentos suicidas, é importante evitar qualquer tipo de julgamento sobre a pessoa.

O psicanalista aconselha que o melhor a fazer é escutar e acolher aquela dor, propondo a busca por soluções em conjunto. Ele também ressalta que a maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte, e abordar o tema não aumenta o risco. "Pelo contrário, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem", conclui.

O Programa Resgatando a Cidadania vai ao ar pela Rádio Folha FM 96,7 todo sábado, a partir do meio dia, completamente voltado para temas da pessoa com deficiência. É o único no gênero no rádio pernambucano.

Você pode ouvir a qualquer momento pelo Podcast Inclusão e Acessibiliade, disponível no Spotify e SoundCloud.
 

Veja também

Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas
INVESTIMENTO

Banco do Nordeste soma R$ 1,7 bilhão em investimentos voltados para cadeias produtivas

CPRH e Depoma apreendem 87 aves em torneio irregular no agreste
MEIO AMBIENTE

CPRH e Depoma apreendem 87 aves em torneio irregular no agreste

Newsletter